A PRIMEIRA VISITA DE UM PRESIDENTE AMERICANO AO BRASIL

Autor – Rostand Medeiros

Em meio à badalada visita de Barak Obama ao nosso país, o Jornal Globo News ao realizar uma reportagem sobre o histórico de visitas de presidentes americanos ao Brasil, divulgou em seu site a seguinte nota; “Confira o histórico de visitas de presidentes americanos ao Brasil – O primeiro encontro entre um presidente americano e brasileiro aconteceu em 1943 e foi protagonizado por Getúlio Vargas e Franklin Roosevelt. Barack Obama é o nono presidente dos Estados Unidos a desembarcar no Brasil.”

Mas vários sites informam que a primeira visita oficial de um presidente dos Estados Unidos ao Brasil ocorreu em 1928. Informam que o presidente era , do partido republicano. O então presidente brasileiro era Washington Luís, que recebeu o americano e sua família no Rio de Janeiro.

Herbert Clark Hoover

O site da revista Exame, da Editora Abril, assim aponta este fato; “O primeiro presidente norte-americano a visitar o Brasil foi Herbert Hoover. Ele esteve no país em dezembro de 1928, na condição de presidente recém-empossado. O objetivo era conhecer melhor o país e apresentar-se como o novo governante da nação mais importante do mundo”. (http://exame.abril.com.br/economia/brasil/noticias/obama-e-o-10o-presidente-dos-eua-a-visitar-o-brasil?p=10).

Realmente Herbert Hoover veio ao Brasil em 1928, mas na condição de presidente eleito e não de recém-empossado, fato que só ocorreu no dia 29 de março de 1929, quando ele leu o juramento na Casa Branca. Até o jornal “A Republica”, da pequena Natal deu informações detalhadas desta histórica visita, como vocês podem ver adiante nas manchetes do dia 28 de dezembro de 1928. Mas afinal, presidente eleito é presidente de fato, ou não? Em minha opinião não. Até onde sei eleito é uma coisa, empossado é outra.

Mas certo é que Franklin Delano Roosevelt foi o primeiro presidente empossado a visitar o Brasil. Mas não em 1943, mas em 1936. Foi quando este seguia a Buenos Aires e realizou uma parada no Rio, tendo jantado com Getúlio Vargas e discursado no Congresso.

A cidade de Natal, palco da segunda visita deste mesmo presidente norte americano, assistiu um encontro com um grau de importância muito maior.

1943-Roosevelt e Vargas em Natal

O fato ocorreu no dia 28 de janeiro de 1943. O então ditador brasileiro, Getúlio Vargas e o presidente Franklin Delano Roosevelt participaram do que ficou conhecido como “Conferência de Natal”.

Embora curta esta visita foi de enorme importância, onde ocorreram acordos que resultaram, entre outras ações, na criação da FEB-Força Expedicionária Brasileira e no envio destas tropas para o teatro de operações na Itália.

O link da íntegra da reportagem da Globo News é o que segue – http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM1463053-7823-CONFIRA+O+HISTORICO+DE+VISITAS+DE+PRESIDENTES+AMERICANOS+AO+BRASIL,00.html

© 2011 Copyright Tok de História

Todos os direitos reservados

About these ads

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s