ABC, CAMPEÃO DO NORDESTE EM 1934?

Autor – Rostand Medeiros

Realmente este momento é bem especial, onde nunca vi tanto interesse dos boleiros por história.

Vemos equipes do (desorganizado) futebol brasileiro recorrem a pesquisadores que possuem vastos conhecimentos sobre o nobre esporte bretão, para incluírem pretéritos títulos nacionais nos seus currículos.

Onde times consagrados como o São Paulo e o Flamengo brigam feito moleques de rua pela famosa “Taça das Bolinhas”, venho mostrar uma antiga notícia do jornal “A Republica” de 1934, dando conta que naquele ano o ABC Futebol Clube foi “Campeão do Nordeste”, conquistado no “9º Campeonato Nacional”.

Mas foi mesmo?

Bom pessoal, futebol não é lá minha praia, apenas estou reproduzindo o que li no jornal.

Segundo a edição de 1 de maio, o “scratch  potiguar” do ABC estava voltando da capital pernambucana, onde realizou alguns jogos e trouxe o tal título.

O jornal da conta que naquele ano o ABC Futebol Clube era bicampeão potiguar (seria tri em 1934) e foi a Recife para realizar dois jogos contra duas das maiores equipes pernambucanas de futebol.

O jogo contra o Náutico foi realizado a noite, no campo da Avenida Malaquias. O “Mais Querido” jogou na quinta feira, 26 de abril de 1934 e perdeu para o Clube Náutico Capibaribe pelo marcador de 4 a 2. Os potiguares afirmaram na edição de 1 de maio de “A Republica” que a derrota se deveu a falta de costume dos craques do ABC de jogarem a noite.

Mas no domingo, 29 de abril, com o time potiguar jogou contra a equipe principal do “Esporte Clube do Recife” (e não “Sport” como é escrito atualmente) e ganhou pela contagem de expressiva de 5 gols a 3.

O pessoal desembarcou em Natal na estação da Great Western, na Ribeira. A diretoria da ARA (Associação Rio-grandense de Atletismo, entidade a qual o ABC Futebol Clube era filiado) se fez presente, junto com o Interventor Mário Câmara, que tinha função de governador do estado, outros políticos, grande número de populares e tudo sendo animado pela banda de música do Batalhão Policial Militar.

Acredito que o título de “Campeão do Nordeste”, estampado nas páginas dos jornais foi muito mais pela empolgação da vitória sobre o rubro-negro pernambucano.

Anúncios

Uma opinião sobre “ABC, CAMPEÃO DO NORDESTE EM 1934?”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s