MEU NOVO LIVRO – “JOÃO RUFINO – UM VISIONÁRIO DE FÉ”

Há quase dois anos, após o lançamento do meu primeiro livro “Os Cavaleiros dos Céus – A Saga do Voo de Ferrarin e Del Prete”, fui contatado sobre a possibilidade de desenvolver a biografia de um homem da cidade de São Miguel, no extremo oeste do Rio Grande do Norte. O mais interessante sobre ele foi que um dia ele teve um sonho e conseguiu realizá-lo.

Capa do nosso novo livro

O nome deste cidadão é João Alves de Lima, mais conhecido na sua região como João Rufino e seu sonho foi criar uma empresa com muita fé trabalho e luta, sempre tendo muita devoção a Deus.

A princípio, em 1959, o nome deste sonho foi “Café Nossa Senhora de Fátima, depois se transformou em “Café Santa Clara” e desde o início de 2010 passou a ser conhecido como 3Corações.

Para quem não sabe, hoje o Grupo 3Corações é tão somente a maior empresa de café do Brasil e um e das maiores neste ramo em todo o mundo. Escrever sobre João Rufino, este grande potiguar, é para mim um grande motivo de orgulho.

Tive o privilégio de conhecer um ser humano especial, que nasceu em uma região do Rio Grande do Norte tão pouco conhecida dos habitantes da capital e tão cheia de coisas positivas. Mesmo João Rufino tendo dado o pontapé inicial para a criação desta grande empresa, mesmo que este empreendimento tenha se desenvolvido em uma região onde não se encontram plantações de café, nem para serem fotografadas, este homem é basicamente lembrado e reconhecido em sua comunidade pela sua enorme capacidade de trabalhar, pelos seus gestos de bondade, pela sua religiosidade, sua caridade, pelo apoio aos necessitados, pela amizade, carinho pela natureza e, principalmente, pela enorme dedicação aos que o cercam.

Igreja matriz

Percebi que o fato de João Rufino nunca se gabar do que possui, do que construiu ou do que seus filhos desenvolveram é o que mais chama a atenção no povo da Serra de São Miguel em relação à sua pessoa, à sua família.

Para a gente do lugar, eles continuam a ser as mesmas pessoas.

Não mudaram, não alteraram seu comportamento nem a maneira de tratar a todos. João Rufino e seus familiares, apesar de todo o sucesso, de ganharem o mundo, continuam a ser simplesmente micaelenses.

E ser de São Miguel, do extremo oeste do Rio Grande do Norte, é ser diferente. Distante dos grandes centros de decisões regionais, fincado no alto de uma grande serra, o povo dessa região possui antes de tudo um forte sentido de independência, de muito orgulho do seu lugar, de suas origens, da beleza de sua terra e da sua força. Isso tudo é associado a uma grande valorização do sentido de honra, de dever cumprido, de gratidão e respeito.

Praça principal de São Miguel

Foi desta terra que veio João Rufino.

A sua vida de luta é um exemplo. Como poderemos conhecer em sua história, não faltaram coragem, determinação, força de vontade e perseverança para trabalhar e vencer.

Antes de tudo, seu maior desejo foi dar as melhores condições para que seus filhos tivessem um futuro melhor. Com exceção disso, praticamente tudo o que ele quis conquistar foi desapegado de ambição material.

João Rufino sempre teve a saudável pretensão de desenvolver um produto de qualidade. “Abençoado”, como ele diz. Um café que todos gostassem, que indicasse a sua vontade de acertar junto à sua comunidade, de se mostrar competente e ser reconhecido por isso. Era mais a motivação de proporcionar algo bom do que o simples desejo de desenvolver um produto para ter condições de “possuir”.

Essa sua falta de ambição pelos bens materiais levantou diversas críticas de concorrentes. Alguns chegaram até a lhe chamar de louco por distribuir parte do seu produto gratuitamente.

O que o povo da região não percebia era que o seu método estava à frente do seu tempo, se considerarmos as características comerciais do início da década de 1960, quando o caderninho com as contas dos clientes era a prática normal. Apesar disso, ele nunca se importou com a opinião dos outros e ainda realizava seu trabalho sempre dotado de muita fé.

Durante nossas pesquisas

Mesmo com o fato dos empreendimentos tocados pelos seus filhos estarem em um patamar que João Rufino nunca imaginou alcançar, ao visitar algumas das unidades fabris do atual Grupo 3 Corações percebe-se nitidamente que a mesma filosofia de trabalho criada por ele em 1959 é seguida até hoje pelos mais de 4.000 colaboradores da empresa.

Depois de muita pesquisa, muita estrada, muita gravação, muita digitação e muita satisfação pelo trabalho realizado, no próximo dia 23 de abril, feriado de sábado de aleluia, a cidade de São Miguel reviverá sua história de força e beleza registrada em imagens e palavras em um grande evento denominado “São Miguel, Minha Terra”.

Convite para o evento “São Miguel Minha Terra”

Às 19h, acontecerá o coquetel de lançamento do nosso livro “João Rufino, um visionário de fé”, com sessão de autógrafos. O livro conta com 270 fotos, em 382 páginas e conta com uma tiragem de 8.000 exemplares, impressos na Halley Gráfica e Editora, de Teresina, Piauí.

Sobre os trabalhos técnicos deste livro; a coordenação editorial é de José Correia Torres Neto e a revisão de textos de Kaline Sampaio de Araújo. O projeto gráfico e diagramação inicialmente foi de José Carlos Santos e depois assumido pela Promosell Comunicação da cidade de Fortaleza. Coube ainda a Promosell Comunicação a elaboração da capa (http://www.promosell.com.br/). Já o tratamento de imagens ficou a cargo do competente fotografo Cláudio Pedroso (http://claudiopedroso.fot.br/). Finalmente a consultoria editorial e gráfica ficou a cargo de Kelly Mota.

Após ocorrerá a abertura da Exposição Fotográfica “São Miguel, Minha Terra”. São mais de 300 fotos ilustrarão a história de São Miguel nesta exposição fotográfica. É um verdadeiro presente para a cidade. Inspirada no nosso livro “João Rufino, um visionário de fé”, a exposição exibe vários painéis de fotos restauradas; todas provenientes do acervo pessoal da família, de amigos e de historiadores. A exposição também estará aberta ao público durante o domingo, dia 24, das 10h às 22h.

Finalmente, para abrilhantar o evento, o grande amigo de São Miguel, o cantor Raimundo Fagner, fará um show na Praça de Shows Pedro Rufino a partir das 22h. Os micaelenses vão cantar juntos em homenagem à São Miguel e se emocionar com os versos do renomado artista. A página oficial deste cantor na web já informa sobre o show (Ver http://www.fagner.com.br/).

Durante a elaboração deste trabalho tive oportunidade de conhecer o quanto este ícone da Música Popular Brasileira gosta de São Miguel. Juntamente com José Gaudêncio Torquato, o cantor Raimundo Fagner é um dos prefaciadores deste livro.

O nosso biografado entre seus prefaciadores. Vemos Fagner, João Rufino e José Gaudêncio Torquato.

Para aqueles que lá estiverem vai ser uma grande celebração.

Como Pedro Lima coloca em relação ao seu pai João Rufino, “ele nunca perdeu a inocência nem a fé na vida e nas pessoas”.

Por esta e inúmeras outras razões, obrigado por ter tido a oportunidade de conhecê-lo e de ter tido a honra e o privilégio de escrever sobre sua vida.

Rostand Medeiros

Natal, 14/04/2011

© 2011 Copyright Tok de História

Todos os direitos reservados

12 comentários sobre “MEU NOVO LIVRO – “JOÃO RUFINO – UM VISIONÁRIO DE FÉ”

  1. Carlos Eduardo Gomes 14/04/2011 / 13:16

    Rostand, tenho acompanhado seu blog e mais uma vez dou parabéns pelo belo trabalho. Bem diversificado e interessante.
    Fiquei interessado no livro “João Rufino, um visionário de fé” e peço suas instruções para adquiri um exemplar desse trabalho.

    Um grande abraço,

    Carlos Eduardo Gomes. muma@globo.com

    Curtir

    • Rostand Medeiros 15/04/2011 / 23:04

      Dr. Carlos Eduardo Gomes,
      Seu pedido é uma ordem, que cumpro com satisfação.
      O livro já está entregue.
      Um abraço do seu amigo e admirador.
      Rostand

      Curtir

  2. Luanna 15/04/2011 / 18:16

    Comecei hoje a ler este livro que espero a muito poder apreciar por inteiro. Digo apreciar, porque nos remete a uma história fantástica da determinação, simplicidade e fé transbordando barreiras e isso nos enche de esperança em saber que existem pessoas com essa filosofia de vida. Pelo pouco que li, já quis pesquisar mais sobre essa obra e como foi feita. Parabéns, sei que até o final do livro vou me emocinar a cada palavra.

    Curtir

    • Rostand Medeiros 15/04/2011 / 20:06

      Obrigado Luana,
      Agradeço sua atenção e espero que a leitura seja prazerosa.
      Mande notícias quando acabar a leitura e diga o que achou.
      A sua opinião é muito válida.
      Um abração.
      Rostand

      Curtir

  3. Leylla Carla 25/04/2011 / 20:56

    caro escritor…venho parabeniza-lo pela importnate obra que acaba de lançar, que retrata a vida de um visionário de fé, um exemplo a ser seguido. Ao conhecer a história de vida do Sr. João Rufino fiquei maravilhada e aqui parabenizo você pelo belissimo trabalho desempenhado.

    Estive presente no grande evento de lançamento do livro. No meu blog vc pode conferir imagem exclusivas daquele momento memorável.

    Prazer em conhece-lo

    um forte abraço

    Leylla Carla

    Curtir

    • Rostand Medeiros 26/04/2011 / 22:34

      Obrigado Leylla,
      Muito agradecido pela sua mensagem.
      Vi seu blog e gostei muito. Vou mostrar no nosso “Tok de História” a sua reportagem.
      Parabéns pelo seu trabalho.
      Um abraço.
      Rostand

      Curtir

  4. alfredo feliciano moreira neto 26/04/2011 / 12:26

    moro em sãp paulo e gostaria muito de conpra ese levro pois não encontrei nas livraria de são paulo.
    cada dia que passa eu tenho mais orgulho de minha terra querida. Poque tem pessoas como cel joão rufino que e um esenplo em nossas vidas…

    Curtir

    • Rostand Medeiros 26/04/2011 / 14:39

      Amigo Alfredo,
      Primeiramente muito obrigado pela sua mensagem.
      Em relação ao livro, mesmo com uma tiragem de 10.000 livros em duas edições, ele não foi comercializado. O livro foi destribuido gratuitamente na região de São Miguel, entre funcionários do Grupo Santa Clara/3Corações e exemplares foram enviados para Natal, Fortaleza e outras cidades.
      Existe a possibilidade de uma nova edição,mas até o momento sem confirmação.
      Mas havendo esta possibilidade publico aqui no blog.
      Mantenha contato,
      Um abraço.
      Rostand Medeiros

      Curtir

  5. Francisca Bezerra Souza 27/04/2011 / 07:58

    Moro em São Paulo e fiquei surpresa e decepcionada por não ser comercializado o livro Jõao Rufino. Gostaria muito de adquirir um. Espero que tenha uma nova edição para venda, muitos filhos de São Miguel estão interessados em compra-lo. Parabens pelo trabalho.

    Curtir

    • Rostand Medeiros 29/04/2011 / 05:26

      Amiga Francisca
      Como eu comentei anteriormente a um colega do nosso blog, existe a possibilidade de uma nova edição,mas até o momento sem confirmação.
      Mas havendo esta possibilidade publico aqui.Gostaria muito que ocorresse esta nova edição para que o livro chegasse a todos.
      Mantenha contato,
      Um abraço.
      Rostand Medeiros

      Curtir

  6. Herick 24/11/2012 / 19:28

    Caro Rostand,
    Quando você vai aparecer na praia de caraubas? Quando for procure por João Porfirio da Trindade Junior 84 9927-2678. Ele leu o livro de João Rufino e ficou maravilhado com a vida dele e quer parabenizar você pessoalmente e conversar sobre o Sr. João. Abraços.

    Curtir

    • Rostand Medeiros 02/12/2012 / 11:27

      Amigo Herick,
      Se Deus quiser espero em breve voltar a esta maravilhosa e bela praia, para assim dar um abraço no amigo Porfírio.
      Um abraço.
      Rostand

      Curtir

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.