ITALIANOS EM NATAL – A ALFAITARIA LETTIERI E FULCO

A Melhor Alfaiataria da Cidade em 1928

Não sei atualmente se Natal possui entre seus habitantes um grande número de pessoas nascidas na Itália. Mas acredito que pelo menos em termos proporcionais, em relação ao número de habitantes que existiam na cidade no início do século passado, o número de italianos fosse maior do que é hoje.

O negócio era um dos mais importantes no seu ramo em Natal. Já o brasileiríssimo nome da alfaiataria era uma homenagem a Dona Julia Amazonas, esposa do italiano Guglielmo Lettieri, que lhe deu seis filhos.

A Alfaiataria Lettiere e Fulco ficava num dos principais pontos de comércio de Natal na década de 1920, a Avenida Tavares de Lira, onde havia o famoso cais, por onde desembarcavam grande parte dos potiguares e visitantes que chegavam e partiam da cidade.

Lettieri havia nascido na Itália, provavelmente na década de 1880, havia chegado ao Brasil em outubro de 1903, tendo vivido no Paraná, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Bahia, Pernambuco e chegou à cidade de Natal em 15 de maio de 1915.

O outro “paizzano” que com maestria aplicava a tesoura nos tecidos da sociedade natalense e dividia o negócio com Lettieri era Giovanni Fulco, que em 1928, data em que a revista “A Cigarra” lançou a propaganda que vemos neste post, ainda não havia completado dois anos que estava no Rio Grande do Norte. Ele havia vindo da cidade italiana de Tortora, província de Corenza e desembarcou em Recife no dia 20 de dezembro de 1920 e chegou a Natal em 27 de abril de 1926.

Guglielmo Lettieri foi durante algum tempo representante oficial do governo italiano em Natal. Foi ele que recebeu e apoiou os aviadores italianos Arturo Ferrarin e Carlo Del Prete. Estes dois homens realizaram o primeiro voo sem escalas entre a Europa e a América do Sul e pousaram na bela Praia de Touros, a cerca de 80 quilômetros ao norte de Natal. Na nossa capital foram recebidos e festejados pela comunidade italiana.

Todos os dois, até onde sei se deram muito bem em Natal, fazendo um largo grupo de amizades, criando raízes e deixando inúmeros descendentes.

Todos os direitos reservados

É permitida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de
comunicação, eletrônico ou impresso, desde que citada a fonte e o autor.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s