O BONSAI NORDESTINO

Quem tem a oportunidade de conhecer um típico bonsai se encanta com esta verdadeira obra de arte natural, produzida pelo homem através de cuidados especializados.

Apesar de associados à cultura japonesa, foram os chineses os primeiros a cultivar árvores e arbustos em vasos de cerâmica. Atualmente muitas pessoas em todo o mundo tem no cultivo de um bonsai um hobby extremamente atraente.

Já na bela cidade serrana de Triunfo, encravada a mais de 1.000 metros de altitude, em pleno sertão pernambucano encontramos uma pessoa que criou um original “Bonsai Sertanejo”.

O Bonsai Nordestino

Valdilene Alves da Costa é a competente Gerente de Atendimento da aconchegante Pousada Baixa Verde, que nas horas vagas começou a desenvolver um autêntico bonsai com plantas típicas da caatinga nordestina.

Ela informa que a ideia original foi de seu amigo Aliomá Rodrigues, um triunfense que atualmente reside na cidade pernambucana de São José de Belmonte e trabalha como funcionário público na área da justiça. Aliomá desenvolveu este hobby pela admiração que possui em relação à cultura oriental, só que buscou adaptar as plantas típicas da região de Triunfo e das cidades circunvizinhas em seus bonsais. Valdilene se interessou pelo método e o amigo Aliomá prontamente lhe ensinou a forma e os métodos para desenvolver estes pequenos exemplares da típica caatinga sertaneja.

A base destes bonsais são pedras graníticas planas, fáceis de serem encontradas na região. Na sequência, utilizando cimento, são unidas a esta pedra principal vários seixos de cascalho, que servem como proteção lateral. Depois é colocada a terra misturada com adubo orgânico e as plantas.

O segredo para os cactos não crescerem e sua manutenção são muito fáceis de serem realizados. Segundo Valdilene deve-se deixá-los na sombra, adicionando uma vez por semana um pouco de água, procurando não molhar diretamente os cactos, que a artesã mistura com plantas do tipo suculentas..

Como o Sertão é um paraíso da biodiversidade, não faltam variedades de cactos para colocar nestes bonsais. São exemplares de pequenos mandacarus, xique-xiques, facheiros, rabo de raposa, coroa de frade, palma, espinheiro e muitas outras, todos naturais e conseguidos na região.

Valdilene vende seus bonsais já prontos, por valores que se iniciam a partir de R$ 20,00. Infelizmente, pelo peso e tamanho destas pequenas obras de arte naturais, ela informa que a venda destes bonsais pelo correio é inviável e a única maneira de se conseguir este produto é comprando diretamente com ela, na Pousada Baixa Verde, em Triunfo.

Valdilene confessa que não sabe praticamente nada sobre os métodos de criação e manutenção dos bonsais clássicos. Não sabe dizer se o que aprendeu a fazer com seu amigo Aliomá é realmente um bonsai. Mas isso não importa, pois para ela o que vale é o prazer de criar estes pequenos cenários da flora da caatinga e mostrar a beleza da nossa natureza típica.

Todos os direitos reservados

É permitida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de
comunicação, eletrônico ou impresso, desde que citada a fonte e o autor.

Anúncios

2 comentários em “O BONSAI NORDESTINO”

  1. muitas árvores nativas no nordeste tem potencial para se desenvolver bonsais. Lembro de uma espinhosa conhecida como jurema de lenho tortuoso e folhas muito pequenas apesar dos espinhos.

    Curtir

  2. Olha gente, meu pai que nasceu no meio do sertão me contou que lá no meio da zona rural tinha uma árvores em miniatura. Fiquei pasmo, fui visitar com ele essa região no interior de Brumado Bahia.la encontramos estas mini árvores com folhas miúdas semelhantes a mimosaceas. Tronco e galhos, tudo idêntico a uma arvore em miniatura. Tais troncos e galhos bem lenhosos. Para mim ê um mistério a existencia deste begetal.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s