MANOEL GONÇALVES DE ABRANTES – BIOGRAFIA DE UM LÍDER DO SERTÃO PARAIBANO

Autora – Maria Nestorina Dantas Gonçalves de Abrantes.

Nasceu Manoel Gonçalves de Abrantes em 11.11.1889 no distrito do Lastro, pertencente ao município de Sousa-Pb, filho primogênito de uma prole de onze filhos, do pequeno agricultor e pecuarista João Gonçalves dos Santos e de dona Maria de Abrantes Ferreira, ambos de origem portuguesa, cujos antepassados foram pioneiros na colonização do Vale do Rio do Peixe.

Manoel Gonçalves de Abrantes

Faleceu o ilustre sousense em 09.11.1973, na cidade de Sousa-Pb, em virtude de complicações decorrentes da doença de Alzheimer.

Era proprietário rural, dedicando-se à criação de gado, plantação de algodão, cana de açúcar e de outros gêneros alimentícios. Possuía em suas fazendas muitos engenhos, onde produzia raspaduras e outros derivados da cana de açúcar. Na adolescência estudou no “Ateneu Santanense”, em Santana dos Matos, no vizinho Estado do Rio Grande do Norte, sob a orientação do Padre Lúcio Gambarra, porém, por contingências políticas e familiares, não completou os seus estudos, interrompendo-os na quinta série do ensino fundamental.

Sua liderança natural aflorou em diversas ocasiões, notadamente na defesa de seus patrícios, na conciliação de conflitos de terra. Possuía o respeito, ímpeto e arrojo que se destacaram nos sertões da Paraíba, Ceará e Rio Grande do Norte, chamado que era para dirimir conflitos e defender sua terra. Sua fidalguia, liderança e trato político o distinguiu entre outras lideranças e apesar de não possuir a patente, foi alcunhado de “Coronel” Manoel Gonçalves. Nunca foi subserviente, tratava os chefes políticos como igual. Homem que, apesar de valente, era conciliador. Sua palavra era honrada e ai daqueles que ousavam desafiá-lo. Possuía sua própria “tropa de proteção”, o que era normal e aceitável nos sertões nordestinos, onde os bandos denominados “cangaceiros” aterrorizavam a população e o poder público era incipiente naquelas plagas. Extremamente vaidoso, vestia-se com ternos de linho e casimira inglesa, chapéu de abas curtas, bengala, botas ou sapatos sempre impecáveis, como podemos notar em fotos de acervo familiar. Sua vida, ainda hoje, é motivo de curiosidade de várias pessoas, sendo que alguns destes sempre procuram a família para se inteirarem dos feitos do famoso Coronel, tendo neto, Dr. José de Abrantes Gadelha, escrito o livro  “Sangue, Terra e Pó” sobre fatos da vida de Manoel Gonçalves de Abrantes e outros pesquisadores se deslocam até o sertão para colherem dados sobre o mesmo com o intuito de produzirem documentários.

Manoel Gonçalves e sua esposa

Ingressou na política numa contingência natural, ao lado de outros amigos das famílias de prestígio local, tais como os Mariz, os Oliveira, os Sarmento, os Gomes de Sá, os Pires de Sá, os Gadelha. Desfrutou de prestígio político ante os Governos de João Pessoa, de Antenor Navarro, Oswaldo Trigueiro e Argemiro de Figueiredo. Sofreu perseguições políticas no governo de Rui Carneiro, de1940 a1945. Em 1954 foi eleito Deputado Estadual, pela legenda da UDN, colocando seus filhos Augusto, Romeu e João Gonçalves de Abrantes, na política, para continuação de suas tradições. Augusto Gonçalves de Abrantes, médico, eleito Prefeito de Sousa, mais tarde suplente de Senador da República de Argemiro Figueiredo e Secretário de Saúde do Estado da Paraíba; Romeu Gonçalves de Abrantes, eleito Deputado Estadual, mais tarde fora cassado pela Revolução de 1964; João Gonçalves de Abrantes, várias vezes eleito Vereador, para a Câmara Municipal de Sousa.  Foi ainda Manoel Gonçalves de Abrantes eleito Prefeito do lugar onde nasceu: o Lastro, transformada em cidade, em 1963. Seu palco não era a tribuna da Assembléia Legislativa do Estado da Paraíba. Manoel Gonçalves não era um tribuno, um orador, no sentido mais peculiar da palavra. A política que o conduzia era aquela dos interesses mais importantes para a sua gente: a defesa do solo, da agricultura, da saúde, das terras produtivas e esta se faziam nos bastidores, nas alianças partidárias. O seu sonho maior foi batalhar para levar para Sousa o Hospital Regional, que hoje leva o seu nome.

Herdeiros de suas tradições políticas, alguns de seus netos e até bisnetos, deram e dá continuidade ao nome e tradições do velho líder político dos sertões nordestinos, tais como John Johnson Dantas Gonçalves de Abrantes, advogado, grande orador, que exerceu cargos públicos relevantes e hoje atua como um dos maiores especialistasem Direito Eleitoraldo país, que divide com seu filho Edward Johnson uma das mais prestigiadas bancas advocatícia do Estado da Paraíba; José de Abrantes Gadelha, advogado, escritor, Defensor Público, duas vezes prefeito da cidade do Lastro – PB; Atualmente a bisneta de Manoel Gonçalves de Abrantes, Isabelle Dantas de Abrantes Diniz, filha de Johnson Abrantes, advogada e vice-prefeita do Lastro, abraçou os ideais do seu ilustre antepassado, iniciando uma nova etapa na vida pública do nosso Estado.

Fazenda Concórdia em 1924, lar de Manoel Gonçalves. Zona rural do atual município do Lastro, Paraíba,

Além dos filhos, Manoel Gonçalves de Abrantes lançou na política o seu genro Nozinho Gonçalves, que foi vice-prefeito e prefeito de Sousa, tendo exercido com muita competência e reconhecimento da população sousense, aqueles cargos públicos. Outros membros da família Gonçalves de Abrantes se destacaram e se destacam até hoje no cenário local e nacional, como pessoas íntegras, profissionais de sucesso e liderança em seus setores, sendo reconhecidos como integrantes de uma das famílias mais conceituadas e tradicionais da Paraíba.

Este foi o legado de Manoel Gonçalves de Abrantes. Citando José de Abrantes Gadelha no final do seu livro “Sangue, Terra e Pó”:

“… depois de haver-nos honrado dignamente, e a própria terra ou o sertão vicejante, com sua existência, vez que, o preço do SANGUE derramado, jorrou e floresceu novas vidas ao regar a TERRA, para mais tarde, através da morte, metamorfoseando-a, transformar o PÓ, que serve, talvez, de leito aos ínvios caminhos e estradas, muitas vezes percorridas e esquecidas”.

 

Um adendo do autor deste Blog – Sempre me chamou atenção durante minhas viagens de pesquisa sobre o cangaço pelos sertões do Rio Grande do Norte e da Paraíba, quando estou na área que abrange desde a cidade de Alexandria (RN), até Uiraúna (PB), em meio às inúmeras entrevistas que por lá realizei,  a presença quase constante do nome do fazendeiro Manoel Gonçalves.

Quando em 2010 conclui a minha pesquisa para o SEBRAE-RN, sobre o caminho percorrido por Lampião no Rio Grande do Norte, quando me encontrava nas cercanias da Serra de Martins, muito distante da cidade do Lastro, o nome de Manoel Gonçalves foi repetido. Até mesmo na Fazenda Trigueiro, em Pereiro, no estado do Ceará, soube que Manoel Gonçalves mantinha com a família Diógenes, dona desta antiguíssima gleba, negócios e laços de amizade.

Percebi que Manoel Gonçalves deixou na memória dos sertanejos uma enorme áurea de respeito, de ser um homem justo, decidido e lutador. Mas o interessante é que mesmo sendo ele um membro da poderosa elite agraria sertaneja da região, possuidor de muito poder em terras, armas e homens, essa memória não vem acompanhada de temor, do medo de simplesmente pronunciar o seu nome, de fatos desabonadores na sua história de vida e nem de exemplos de crueldade gratuita. Bem diferente do que ouvi sobre a história de vida de outros homens poderosos deste nosso sertão.  

Agradeço a amiga Maria Nestorina Dantas Gonçalves de Abrantes pela lembrança de enviar a biografia de Manoel Gonçalves e aos seus parentes, Alberto Júnior e Augusto Abrantes, pelo privilégio em compartilhar as memórias do seu antepassado.

Todos os direitos reservados

É permitida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de
comunicação, eletrônico ou impresso, desde que citada a fonte e o autor.

52 comentários sobre “MANOEL GONÇALVES DE ABRANTES – BIOGRAFIA DE UM LÍDER DO SERTÃO PARAIBANO

  1. Augusto Abrantes Sobrinho 29/08/2011 / 18:20

    Caro Amigo Rostand,

    Não tenho palavras para externar minha gratidão pela divulgação da biografia de meu avô, neste espaço tão rico em história.

    Grande abraço, do seu amigo Augusto Abrantes

    Curtir

  2. Maria Nestorina D. G. Abrantes 30/08/2011 / 13:01

    Obrigada, amigo Rostand, pelo privilégio de ser publicada em sua coluna. Com certeza, estaremos lhe esperando aqui em João Pessoa para ciceroniá-lo e trocarmos idéias sobre os assuntos que nos apaixonam. Os seus comentários são muito apropriados sobre o meu avô, agradeço por tudo. Um grande abraço da amiga. Maria Nestorina

    Curtir

    • Roberto da Cunha de Abrantes 21/09/2014 / 17:32

      Roberto da Cunha de Abrantes .
      Tenho o livro Sangue Terra e Pó, mas está faltando algumas paginas
      a onde posso comprar um outro. meu pai ganhou de um parente nosso
      quando foi na Paraíba .

      Curtir

  3. jessica karla 09/07/2012 / 20:15

    Ola amigo gostaria de saber mais um pouco
    sobre essa biografia pois estou tentando conhecer mais sobre a minha familia,
    a sua origem. Sou de brasilia e meu nome é Alan Jonnes Abrantes da Silva,
    e estava pesquisando sobre um tio meu que morreu recente e tem o mesmo nome
    se poder me falar a origem da familia abrantes ficarei muito agradecido,
    de ja agradeço a sua atenção.

    Curtir

    • Ediselma 07/02/2019 / 14:56

      Meu nobre, a familia Abrantes e de origrm Portuguesa. a familia habita a Paraíba, regiao do Nordeste, sousa, Lastro, Campina grande, Joao Pessoa etc. E o que posdo de falar que é uma familia generosa e linda. Estamos no ll encontro da familia Abrantes, vai acontecer o lll de 22 de junho em Sousa.

      Curtir

  4. Manuella Lima Abrantes 27/09/2012 / 14:45

    Nossa…fiquei super intrigada pois sempre quis conhecer a minha árvore genealógica!Mas não tenho certeza se faço parte desta familia realmente, pois meu pai faleceu e com ele todo a minha história paterna. De maneira que gostaria de reivindicá-la como direito próprio de conhecer os meus antepassados!Att… manuella lima abrantes!

    Curtir

    • Alan 23/03/2015 / 21:58

      Essa família de Abrantes é enorme .
      Sou Alan Jonnes Abrantes da Silva, minha mãe é Maria de Fatima de
      Abrantes natural de Catolé do Rocha -PB, Moramos em brasilia
      onde há muitos Abrantes.(alan.mob@hotmail.com)

      Curtir

  5. augusto 09/11/2012 / 22:04

    Queria te conhecer Manuella. Augusto

    Curtir

    • manuella abrantes 17/12/2012 / 14:43

      será que nós somos primos? Nossa muito legal se for! Conhecer alguém por parte do meu pai decididamente é encontrar o outro lado da minha vida totalmente desconhecida!!!

      Curtir

    • Manuella Abrantes 05/04/2014 / 17:11

      Augusto ainda estou aguardando seu retorno! Engraçado como eu tento contato com alguém dessa familia e não consigo! Sou neta de Manoel Gonçalves de Abrantes, filha de Manoel Gonçalves de Abrantes Neto. Meu pai faleceu em decorrência das complicações do câncer. Não tive nem a oportunidade de me despedir. E tenho sim muita curiosidade em saber mais sobre todos e ter contato mesmo! È chato não saber a quem puxou, se tem predisposição a algum tipo de doença ou coisa desse tipo! Sou advogada, moro no interior da Bahia, mas nasci em Brasilia em 1983. Entre em contato comigo para podermos conversar! Att..

      Curtir

  6. daize 15/11/2012 / 20:52

    ola!
    também tenho interesse em conhecer um pouco mais da vinda da família Abrantes para o Brasil, e sobre a arvore genealógica, pois meu tataravó era Manoel Abrantes Pinto.
    att daize abrante

    Curtir

  7. Marcio Kempes AbrantesAlmeida 24/12/2012 / 22:12

    boa noite meu nome é Marcio Kempes Abrantes Almeida, meu pai era Claudio Abrantes filho de José Abrantes (Zé Abrantes). Caso tenha algum primo ou prima pode enviar e-mail para me kempesabrantes@gmail.com

    Curtir

  8. luciana 08/03/2013 / 16:14

    ola sou Luciana Abrantes de Goias…meu avo era Danton Raul Abrantes…..gostaria de saber se vc tem algo que possa me dizer da vinda dos Abrantes para o inteiro de Goias..

    Curtir

  9. bia vanderlei 19/03/2013 / 22:29

    Gostaria de saber mais sobre a familia, pois sou filha de dr. Augusto gonçalves Abrantes e nunca tive o prazer de conhece-lo. Moro em ribeirao preto estado de sao paulo. mei e-mail, bia20@hotmail.com.br.

    Curtir

    • Manuella Abrantes 05/04/2014 / 17:13

      Será que somos primas? Acho que deveriámos nos conhecer! Aliás, todos nós que temos esse sobrenome poderiamos ser parentes. Não seria legal! Se vc tiver intagram me add: @abrantesmanu

      Curtir

  10. Lucas Abrantes Ramada 25/03/2013 / 11:32

    aqui no maranhão por volta de 1889 apareceu uns Abrantes na minha cidade Guimaraes que era um dos portos principais para embarcações portuguesas no estado,esses Abrantes eram irmãos,porém não sabemos onde foi parar o outro e nem sabemos se era homem ou mulher,tudo que sabemos é que ele foi pra os lados do RN ou PB,e aqui ficou o José Tavares de Abrantes que deu origem a nossa família Abrantes,que já tem a mesma idade que a de vocês! meu email é : lucas_ramada@hotmail.com
    podem entrar em contato pelo facebook que é : Lucas Abrantes Ramada

    Curtir

    • bia vanderlei 25/03/2013 / 20:33

      Entao Lucas, na verdade eu queria saber mais a respeito do dr. augusto gonçalves abrantes ver foto dele. Pelo que sei ele foi ex. prefeito da cidade de Souza Paraiba. Se vc conseguir ficarei muito grata.

      Curtir

      • Maria Nestorina D. G. Abrantes 25/04/2016 / 13:18

        Infelizmente o autor José de Abrantes Gadelha não republicou o livro em 2ª edição.

        Curtir

  11. Hernani 25/08/2013 / 13:54

    Soube em 2009 que sou neto de Manoel Gonçalves e gostei muito de saber sobre sua história de vida e jeito de ser. Busquei contato com um irmão , que se chama Augusto, filho de Evandro. Mas não obtive sucesso, pois o mesmo não quis contato. Respeito isso e desejo paz e felicidades a todos. Hernani (hernanioliveira15@hotmail.com)

    Curtir

  12. bia vanderlei 26/08/2013 / 13:39

    Sou filha do dr. Augusto Gonçalves Abrantes, Nunca tive o prazer de conhece-lo. Pois o mesmo so me conheceu atraves de fotos. E nunca teve a coragens de me procurar. Mas gostaria muito de conhecer meus irmaos por parte de pai. Sou uma pessoa culta, bem criada, moro em Uberlandia Mg. Se alguem quizer ter contato meu e-mail é bia20@hotmail.com.br obrigada.

    Curtir

    • Arnaudo 22/12/2014 / 09:27

      B. Vanderlei: O dr. Augusto Gonçalves foi realmente Prefeito de Sousa nos anos 50 salvo enganos, como tb foi suplente de senador pela Paraiba. Acho que o mesmo chegou a assumir o senado federal. Era um médico renomado em Sousa e região. Era grande proprietário de terras na cidade de Lastro(PB). Parece que teve um filho seu que foi vereador em Sousa(PB). Se vc quer saber algo mais sobre os Abrantes, vê o livro de “Gadelhinha”: TERRA, SANGUE & PÓ. tal livro trás a historia do pai do dr. Auguto o famoso “Coroné” MANOEL GONÇALVES DE ABRANTES. Que dominou por mui tempo a política na região de Sousa e Lastro. Era isso….. Arnaudo.

      Curtir

    • Maria Nestorina D. G. Abrantes 25/04/2016 / 13:21

      Bia, se quiser conversar comigo, procure a minha página no facebook e me adicione. Sou sobrinha de Augusto e recentemente escrevi um texto sobre ele, que está postado na minha página no facebook

      Curtir

    • natalia abrantes 12/08/2016 / 13:00

      oi bia,acho que somos primas,nasci no lastro
      sou prima de johnson abrantes advogado
      se vc quiser entrar em contato minha mãe era
      Beatriz maria abrantes,também tenho o livro
      atualmente morro em João Pessoa

      Curtir

      • Bia vanderlei 13/08/2016 / 14:34

        Olá Natália. .que prazer em poder ter contato com vc!! Então mora em Uberlandia mg gostaria muito de manter sempre contato com vc!! Meu whatsapp e 991419130 se vc tbem tiver ficará mais fácil da gente se falar…bjos fica com Deus.

        Curtir

  13. maria dalila abrantes 01/11/2013 / 21:55

    oi e um prazer ser da familia abrantes.

    Curtir

  14. Aldenor Abrantes Filho 23/02/2014 / 12:28

    Ok, aqui vai minha pequena arvore genealógica quem puder me ajudar a fazer a ligação com o Manoel Gonçalves de Abrantes eu agradeço.

    Aldenor Abrantes Filho ( EU ) – abrantes.filho@hotmail.com
    filho de Aldenor Abrantes, neto de José Bonifácio de Oliveira e Maria Soledade Abrantes, bisneto de José Sarmento de Abrantes e Hozana Maria de Abrantes…. o qual nao sei mais a partir daqui, toda e qualquer ajuda é muito importante pra mim. obrigado e Deus abençoe a todos os Abrantes do mundo.

    Curtir

  15. BIa Vanderlei 24/02/2014 / 17:19

    Deixo aqui uma mensagem sou filha de dr. Augusto Gonçalves Abrantes. Eu nao o conheci por ser filha de um um grande amor proibido por parte de meus pais. Mas sei que ele foi um grande homem. Moro em Uberlandia mg e sou uma pessoa formada, em decoraçao. Gostaria de saber quem sao meus irmao, sobrinhos etc. Um grande abraço. Bia

    Curtir

  16. Lucas 24/03/2014 / 12:35

    Meu nome é José Lucas Gonçalves de Abrantes, moro em Brasília mas minha família é de Alexandria-RN, acho q sou parente desse cara, os mais velhos dizem q nossa família e do Lastro então… Achei muito bacana conhecer um pouco mais a respeito com essa biografia. Vlw

    Curtir

  17. Manuella Abrantes 05/04/2014 / 17:01

    Que legal todos vcs!Tb não tive muito contato com meu pai Manoel Gonçalves de Abrantes Neto. Nos víamos pouco! Ele faleceu e não tiveram nem a decência de me avisar! Fico triste porque sou doida para conhecer meus irmãos por parte de pai e saber mais sobre ele. Fica meio vazio, né?! Parecendo que a gente não está completo! Meus irmãos não querem me conhecer e já tentei uma porção de contatos! Bom..quem sabe somos todos primos! Seria maneiro conhecer alguns! Abraços…

    Curtir

  18. Emília Abrantes Gonçalves 03/09/2014 / 18:27

    Muito honrada em fazer parte dessa família, tão linda e cheia de histórias.

    Curtir

  19. antonio de abrantes alves neto 15/12/2014 / 11:00

    A familia Abrantes , meu nome é Antonio de Abrantes Alves Neto filho de Ernani de Abrantes Alves QUE VEIO DE sousa Paraiba.. tenho certeza que nossa familia é grande e a muito o que descutir…

    Curtir

    • Maria Dalila Abrantes 11/02/2015 / 17:05

      sou MARIA DALILA ABRANTES sou filha de ;ALAIDE ABRANTES DE LIMA ela filha de Dalila SEVERIANA DE ABRANTES e JOSE ABRANTES FERREIRA DO LASTRO.

      Curtir

  20. Rafaela de Abrantes Borges 02/06/2015 / 16:29

    Nossa! chorei lendo isso! além de ser uma historia muito bonita,senti como se ele fosse meu avÔ, sempre tive um interesse enorme em saber minhas origens, esse sobrenome sempre me chamou atenção nao por ser bonito, mas por dispertar um desejo de saber mais sobre min,será que alguém pode me ajuadar a esclarecer minhas duvidas ??
    e se eu achar Tios/as,Primos/as…… nossaaa eu iriia morreeer de felicidade.

    Me chamo: Rafaela de Abrantes Borges
    💄👙👠💅
    desde já grata a vcs!

    Curtir

  21. luizabrantesferreiraneto 20/10/2015 / 20:01

    eu sou luiz abrantes ferreira filho edmilson abrantes ferreira meus avoeis são luiz abrantes ferreira e nestorina abrantes furtado são natural do lastro-pb

    Curtir

  22. luizabrantesferreiraneto 21/10/2015 / 08:48

    meu bisavô se chamava pedro abrantes e minha bisa era porçina todos do lastro-pb

    Curtir

  23. Jess Abrantes 02/12/2015 / 22:38

    Galera, o nome da minha avó é Sabina Abrantes. Porém, eu nunca a conheci. Gostaria de saber se algum de vcs a conhecem ou a conheceram.

    Curtir

  24. Josane Abrantes 11/02/2016 / 18:41

    Sou natural de Lastro-PB, adorei saber um pouco mais da família Abrantes.

    Curtir

    • Yo 18/04/2016 / 10:17

      Descobri hoje que tenho parentes em Lastro. Seria otimo descobrir mais sobre a nossa historia.

      Curtir

  25. Gilberto Dantas de Andrade Abrantes.. 25/04/2016 / 21:56

    Linda Biografia… Sou Abrantes da gema, e sei do grande respeito e admiração que todos tinham pelo ilustríssimo MANOEL GONÇALVES DE ABRANTES..!!!

    Curtir

  26. Gilberto Dantas de Andrade Abrantes 25/04/2016 / 22:27

    Linda Biografia… Eu sou Abrantes da gema com muito orgulho… Eu tive o prazer de chegar a conhecer o ilustríssimo MANOEL GONÇALVES DE ABRANTES.. E FUI AO SEU SEPULTAMENTO NA CIDADE DE SOUZA PB.
    E presenciei uma cena que me marcou bastante, o seu Neto Johnson Abrantes, em total desespero, no trajeto até o cemitério, ele desesperadamente a gritos chamando pelo o seu ilustre AVÔ… EU TINHA APENAS 13 Anos de idade…!!!! Mas me lembro…!!!!

    Curtir

  27. Hermambério Abrantes de Quadros 26/04/2016 / 17:13

    A família Abrantes é uma só, oriunda de Portugal, a qual pertenço. Hermambério Abrantes de Quadros.

    Curtir

  28. Regiane Abrantes 26/04/2016 / 17:16

    Meu nome é Regiane Abrantes, sou natural de Lastro nasci e me criei nessa cidade, cheia de histórias a respeita da família Abrantes.

    Curtir

  29. Danilo Maciel 09/05/2017 / 20:48

    Sua última companheira é minha tia Cecília Sousa Maciel, onde o mesmo faleceu.

    Curtir

  30. Maria da Consolação Policarpo 04/04/2019 / 23:41

    Minha avó se chamava Maria, Francisca Abrantes natural do lastro. Casou-se com Antônio Policarpo Furtado e se mudaram para o sitio madeiro onde eu nasci. Sou neta deles filha de Cazuza Policarpo filho mais velho

    Curtir

  31. Maria da Consolação Policarpo 05/04/2019 / 00:45

    Minha avó se chamava Maria Francisca Abrantes natural do lastro. Casou-se com Antônio Policarpo Furtado moraram num sítio chamado Roça nova e se mudaram para o sitio madeiro onde eu nasci. Sou neta deles filha de Cazuza Policarpo filho mais velho

    Curtir

  32. Galvani 27/01/2021 / 11:33

    Olá, sou neto de Isaurita Gonçalves de Abrantes e Galvani Gonçalves Sarmento, estou fazendo a árvore da minha família pelo Family Search, creio que minha avó tenha algum parentesco com ele, abs

    Curtir

    • Junior Denes da Silveira 13/06/2021 / 21:46

      Eu estou pesquisando sobre a genealogia de minha família Soares Silveira e Malvino na Paraíba e meu bisavô João Soares da Silveira casou-se com Uma Abrantes Gonçalves do Lastro PB, Maria Porfíria de Jesus, sendo a mesma do Lastro PB. Gostaria de saber se alguém do Lastro ou de Sousa, até mesmo de outras cidades e Estados onde moram Abrantes Gonçalves se sabe algo sobre ela e qual o seu o grau de parentesco com Manoel Gonçalves de Abrantes. Ficarei muito agradecido à quem me informar a respeito porque pretendo incluí-la nessa história. Pode ser pelo E-mail abaixo ou pelo meu WhatsApp 084 9 9999 6523.

      Curtir

  33. Junior Denes da Silveira 13/06/2021 / 21:18

    Eu sou bisneto de uma Abrantes Gonçalves do Lastro. Maria Porfíria de Jesus casada com João Soares da Silveira que moraram por muito anos no Lastro. Ela não se assinava por Gonçalves Abrantes mas era porque meu avô paterno e minha avó materna filhos desse casal citado acima, falavam que para meus pais que ela era uma Abrantes Gonçalves da gema. Estou procurando saber qual era o nível de parentesco entre minha bisavó com Manoel Gonçalves Abrantes porque meus avós falavam muito sobre ele.

    Curtir

  34. Kátia Abrantes 26/08/2021 / 22:07

    Sou Kátia Abrantes, moro em Alto Rio Doce, MG. Muito bom estes comentários de todos vocês. Estou à procura de meus antepassados, sou bisneta de Anselmo d’Abrantes Fortuna, veio para o Brasil e casou-se aqui em Minas Gerais, mas preciso localizar sua naturalidade, sei apenas que é de Portugal. Filho de Dr. Francisco d’Abrantes Fortuna. Se algum de vocês souberem de alguma informação, ficarei muito agradecida. É um prazer muito grande, descobrir esta família de Abrantes, que provavelmente é a minha também. Meu e-mail para contato katiaabrantes2011@hotmail.com. Abraços

    Curtir

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.