ATRIZ TEATRAL É DESTAQUE EM “CHEIAS DE CHARME”

FONTE – http://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/1113044-atriz-teatral-e-destaque-em-cheias-de-charme.shtml


Titina Medeiros com figurino de Socorro, sua personagem em “Cheias de Charme” – Foto – Estevam Avellar/TV Globo

GUSTAVO FIORATTI
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

A novela das sete “Cheias de Charme”, que a Globo exibe desde abril, revelou uma atriz cearense até então desconhecida na televisão.

Pescada da cena teatral potiguar, a atriz Titina Medeiros, 35, se deu bem já em seu primeiro papel na telinha. Ela interpreta Socorro, a empregada espoleta de Chayene, cantora brega interpretada por Cláudia Abreu.

Festeira, indisciplinada e com muito talento para “dar o truque”, Socorro roubou espaço na trama e acabou ganhando status de “peça fundamental”, diz um dos autores da novela, Filipe Miguez.

“Ela conquistou posição de protagonista. É uma atriz que deu certo porque sempre demonstra muita disponibilidade. Uma intérprete que se policiasse mais, que fosse muito crítica, não poderia fazer tão bem esse papel”, avalia.

Com veia para a comicidade, Titina temperou cenas com toques clownescos, como no capítulo de quarta (27), em que dançou forró com a patroa à beira da piscina.

O sotaque cearense-potiguar da atriz se metamorfoseia em prosódia do Piauí, terra da personagem. “A palavra ‘dodio’, por exemplo, vem de lá, não falamos assim em Natal”, diz Titina, em referência ao jeito de se pronunciar a palavra doido.

A vocação para a comédia vem do trabalho que Titina desenvolveu em uma companhia de teatro de Natal. Ela faz parte do grupo Clowns de Shakespeare, que desde 2010 tem percorrido vários Estados brasileiros com “Sua Incelença, Ricardo 3º”, dirigido pelo mineiro Gabriel Villela.

Esse berço profissional teve desde o início um olhar especial para a cultura popular nordestina. Na peça, ela solta a voz em interpretação que remete às cantoras de beira de rio, embora encarne uma rainha shakespeariana. O espetáculo será apresentado no Sesc Belenzinho em julho.

Titina conta que nasceu em uma cidade chamada Currais Novos, apesar de sua família ser de Acari, onde não havia, na época, hospital que fizesse cesárea. Na adolescência, mudou-se para Natal e assistiu a uma peça com a atriz portuguesa Maria do Céu Guerra. Encantada, decidiu dedicar-se às artes cênicas.

O começo da carreira foi nas coxias da companhia Tambor, nos mesmos anos 1990 em que os Clowns de Shakespeare davam seus primeiros passos. Era uma turma muito influenciada pelo movimento do mangue beat de Recife, ela lembra.

A agenda da atriz para 2013 já prevê uma montagem de “Hamlet” sob os auspícios de Marcio Aurelio.

Obs. – SÓ FALTOU AO JORNALISTA TER UM POUCO MAIS DE CONHECIMENTO DE GEOGRAFIA E COMPREENDER QUE CURRAIS NOVOS E ACARI NÃO SÃO NO CEARÁ, MAS NO SERTÃO DO RIO GRANDE DO NORTE.

PARABÉNS A TITINA.

 

Anúncios

4 opiniões sobre “ATRIZ TEATRAL É DESTAQUE EM “CHEIAS DE CHARME””

  1. kkkkkkkkkkk!

    Rostand, meu velho, desculpe a expressão chula, mas “RI-Q-MI-K-GAY”!

    Eita, que esses jornalistas do “SÚ” vivem cometendo esses tipos de gafe, parecem até os livros americanos que mostram Buenos Aires como capital do Brasil, kkkkkkkkk!

    Curtir

    1. Amigo Tião Ferreira,

      Rapaz, espantado mesmo eu fiquei quando trabalhei no turismo e percebi o quanto muitos de nossos irmãos brasileiros não sabem quase nada do nosso país.
      E isso acontecia mesmo com gente abonada, com “titularidade acadêmica”, mas que sabia o trivial do rasteiro sobre a nossa pátria.
      Mas no caso de uma figura que trabalha em um jornal de grande circulação nacional, isso é quase sacanagem com o nome do jornal…

      Rostand

      Curtir

  2. Às vezes eu fico me perguntando se isso não é sacanagem do pessoal mesmo. Ou então os alunos nordestinos são mais dedicados, porque nós aprendemos o básico para não passar vergonha.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s