A HIPOCRISIA E O ESTIGMA DA “LEI DE GERSON”

Gérson, o Canhotinha de Ouro - Fonte - http://revistaalfa.abril.com.br/
Gérson, o Canhotinha de Ouro – Fonte – http://revistaalfa.abril.com.br/

Vivemos em um país em que muitas vezes os valores se invertem, cidadãos imorais se tornam paladinos da moralidade, enquanto cidadãos de ilibada moral e reputação caem na vala comum. Até herói vira bandido e vice-versa.  É dentro desse contexto que agora refuto – de tanto cansar de esperar pelo tempo e por mudança de comportamento popular em vão – o estigma, a injustiça, a cruz que carrega o cidadão Gerson Oliveira Nunes, o meia Gerson, também conhecido como “canhotinha de ouro”, grande maestro do tricampeonato mundial conquistado pela seleção brasileira de futebol, na memorável campanha no México, em 1970, profissional irrepreensível e cidadão exemplar, que teve a infelicidade de estrelar um comercial de cigarro com frases impensadas, não calculadas, mas nunca maldosas no seu sentido mais amplo, muito menos frases criminosas.

Estávamos na década de 70, na recém conquista da copa pela seleção encantadora dos nossos sonhos, estávamos também ainda vivenciando a ditadura e dentro das propagandas perniciosas que se faziam era também permitida a de cigarros, que para dizer a verdade, na dita época: “fumar era chique, fumar estava na moda”. Entretanto, o infeliz vídeo/comercial gravado por uma empresa de propagandas e apresentado nas redes televisivas e radiofônicas iria mudar para sempre a trajetória moral do notável Gerson.

O dito filme propaganda é iniciado associando – com justiça – a imagem de Gerson como “Cérebro do time campeão do mundo da Copa do mundo de 70” sendo narrado pelo entrevistador de terno e microfone em mão. Tal cena se passa em um sofá de uma sala de visitas, oportunidade em que o dito entrevistador pergunta ao herói atleta o porquê da sua escolha pela marca Vila Rica, recebe um cigarro de Gerson e o acende enquanto ouve a resposta, que é finalizada com a frase que “fulminou” para sempre a sua moralidade: “Por que pagar mais caro se o Vila me dá tudo aquilo que eu quero de um bom cigarro? Gosto de levar vantagem em tudo, certo? Leve vantagem você também, leve Vila Rica!”. Pronto isso bastou, isso ressoou como sendo uma confissão explicita que o nosso herói era um homem sem princípios ou escrúpulos, um imoral, um salafrário, um fraudador, um corrupto, enfim um criminoso dessa espécie capaz de fazer de tudo para obter vantagem nos seus intentos.

Reconhecendo o erro de interpretação popular causado, o produtor propagandista posteriormente refez o comercial na tentativa de obter mudança de comportamento com um segundo anuncio gráfico que dizia: “levar vantagem não é passar ninguém para trás, é chegar na frente”. Mas essa frase não pegou, a primeira já estava grudada tal qual uma desgraçada sanguessuga a sugar a moralidade do ilustre Gerson.  E o pior, tais frases foram imaginariamente transformadas em lei popular, a lei dos inescrupulosos.

Fonte - http://revistaalfa.abril.com.br/
Fonte – http://revistaalfa.abril.com.br/

Assim, o grande Gerson, carrega, desde então, o estigma da suposta lei que enunciou, deturpada, talvez no inicio, pelo seu conteúdo subliminar de incentivo ao vício do cigarro, mas logo usada para exprimir traços bastante característicos e pouco lisonjeiros do caráter midiático nacional, associados à disseminação da imoralidade e ao desrespeito a regras de convívio para a obtenção de vantagens.

A lei de Gerson funciona como mais um elemento na definição da identidade nacional e o símbolo mais explícito da nossa falta de ética. Na arraigada cultura brasileira, a famigerada lei de Gérson é uma norma não-escrita, não oficial, segundo a qual a pessoa que gosta de levar vantagem em tudo segue-a no sentido negativo de se aproveitar de todas as situações em benefício próprio, sem se importar com questões éticas, morais ou legais.

Francamente arrependido das suas palavras Gérson tentou por muito tempo se desvencilhar da fama de patrocinador dos espertalhões, patrono dos corruptos, professor dos desonestos, propagandista dos canalhas… Mas não teve jeito. A lei de Gérson pegou, grudou e ficou. Crucificaram-no, como antes já crucificaram outros inocentes. Cravaram-no em uma cruz pelas suas palavras, não pelos seus atos. Atos esses já devidamente comprovados, que são e sempre foram de um homem honrado, moral, cumpridor dos seus deveres, das verdadeiras leis vigentes e também preocupado com o bem estar e com o futuro daqueles mais necessitados.

O cidadão Gerson (para os hipócritas, insensatos, maledicentes, ignorantes…) execrado e crucificado como sinônimo de ardil, na verdade, além de ser defensor da moralidade e dos bons costumes é Diretor do “Projeto Gerson” e Presidente de Honra do Instituto Canhotinha de Ouro, com sede na cidade de Niterói (mas atuante noutros municípios do Rio de Janeiro), e atende cerca de 3.000 crianças e adolescentes que vivem em situação de risco social, por vezes tirando-os das ruas, dos sinais de trânsitos a esmolar, das marquises, das drogas, fornecendo-lhes esportes, alimentação, planos médico e odontológico, acompanhamentos pedagógico, nutricional e psicológico.

Tais planejamentos e projetos, sem dúvidas, além de tudo, ocupam o tempo ocioso das crianças e adolescentes que deles fazem parte. Fornece-lhes cidadania, e também dá oportunidade do primeiro emprego aos jovens maiores de 16 anos de idade, vez que há convênios entre o citado Instituto e várias empresas dos municípios onde atua, enfim, oferece-lhes uma nova oportunidade para as suas vidas que quase sempre descambariam para a criminalidade.  Além desses pontos positivos que só merecem aplausos e reverências de todos, o Instituto Canhotinha de Ouro, há cinco anos consecutivos, vem realizando um intercâmbio sócio-esportivo com grupos de meninos e meninas, vindos de Utah , nos Estados Unidos da América, o que tem proporcionado aos seus alunos uma troca de experiências e contatos com outros povos e culturas, ou mesmo o alcance de futuras  e melhores oportunidades técnicas e profissionais a tais brasileirinhos.

Fonte - http://revistaalfa.abril.com.br/
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Precisamos então enterrar de vez a famigerada lei de Gerson, resgatá-lo dessa cruz. Colunistas, jornalistas e fazedores de opinião pública em geral deveriam se unir, parar de usar a desnecessária e sem sentido “lei de Gerson”. Deveriam trocá-lo por sujeitos que realmente tenham contas a acertar com a Justiça, pois esses inexpressivos cidadãos, na verdade seguem o conceito alienígena de Maquiavel, não do triunfante Gerson que além de ser detentor de todos esses elencados atributos altamente positivos, é nosso glorioso herói/maestro do tricampeonato da paixão maior dos brasileiros. Seus passes longos, precisos e milimétricos cantaram e encantaram o mundo e nos fizeram viver alegrias em tempo de triste ditadura.

Autor: Archimedes Marques. Delegado de Policia no Estado de Sergipe e também escritor. archimedes-marques@bol.com.br

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Uma opinião sobre “A HIPOCRISIA E O ESTIGMA DA “LEI DE GERSON””

  1. CARO AMIGO,   ME AJUDE A VENDER OS MEUS GIBIS QUE COLECIONO HÁ 40 ANOS, E QUE AGORA POR MOTIVOS ALEIOS A MINHA VONTADE, PRECISO VENDER OS MESMOS. PEÇO QUE REPASSE ESSE E-MAIL, POIS SEI QUE O SEU PÚBLICO VAI GOSTAR DESSES GIBIS.   MUITO GRATO POR SUA AJUDA.     At.       JOSÉ MARCOS     ################################################################################   LISTA DOS GIBIS:    

    A –  REVISTAS TEX:      1- REVISTAS TEX FORMATO NORMAL:     A – EDITORA VECCHI:     # PRIMEIRA EDIÇÃO

      NÚMEROS:   30(2);42;43(2);44;45(2);48;49;51;53;54(2)55(2);56;57(2);59(2);60(2)61 ao 66;68 ao 73;74(2);75(2);76;77(2);78;79(2);80(3)81(2);82 ao 87;88(2);89(2);90;91(2);92(2);93(2);94;95;96(2);97;98(2);99(2);100;101;102(3);103(2);104 ao 106;107(2);108(2);109;110(2);111(2);112;113(2);114 ao 118;119(2);120;121;122(3);123;124(3);125;126(2);127 ao 135;136(2);137;138(3);140;141(2);142;143(2)144(2);145(2);146;147(2);148 ao 151;153(2);153(2);155(2);156;157 ao 164.    TOTAL  =   168  revistas     #  SEGUNDA  EDIÇÃO:   NÚMEROS:   03 ao 07;8(2);09 ao 12;13(2)14;15;16(2);17;18(2);19;20(2);21(2);22(2);23(2);24;25(2);26;27(2);28(2);29(3);31(2);32(2);33(3);35 ao 38;39(2);40(2);41;47(3);50;51;52(2);53;56;58;62;67;68;69(2);74;78;81 e 84.   TOTAL =  75  revistas      TOTAL DA VECCHI = 243  REVISTAS

           # NOTA :   ALÉM DAS REVISTAS DA EDITORA VECCHI ACIMA EXPOSTAS, TENHO TAMBÉM UMA COLEÇÃO COMPLETA CONFORME ABAIXO:      COLEÇÃO COMPLETA DA VECCHI     A – PRIMEIRA EDIÇÃO:     NÚMEROS:   12;30;43;46;50;71;75;76;78 ao 126   TOTAL = 56 REVISTAS     B – SEGUNDA EDIÇÃO:     NÚMEROS:   01 ao 11; 13 ao 29; 31 ao 42; 44;45;47;48;49;51 ao 70;72;73;74;77;   TOTAL = 108     TOTAL GERAL  =  164  REVISTAS     TOTAL GERAL DA EDITORA VECCHI =     A – PRIMEIRA EDIÇÃO = 224 REVISTAS   B – SEGUNDA EDIÇÃO = 183 REVISTAS     TOTAL GERAL DA EDITORA VECCHI = 407  REVISTAS       # TEX FORMATO NORMAL –  EDITORA GLOBO: 

      NÚMEROS   207  ao  283; 286;287;290;291;294;297;300;302;303;305 ao 308;310 ao  350.    TOTAL = 130   # TEX COLEÇÃO –  EDITORA GLOBO:   NÚMEROS   01 ao 170   TOTAL = 170     # TEX OURO:    NÚMEROS:   01 ao 08;10 ao 43;45 ao 52;54;56;58 ao 62.   TOTAL = 56      TEX FORMATO NORMAL –  EDITORA MYTHOS:   NÚMEROS:   351 ao 489; 491;496 ao 503; 507 ao 517; 519;521 ao 525   TOTAL = 163     # TEX COLEÇÃO –   EDITORA MYTHOS :   NÚMEROS:   161;197;212;218;219;220;223;225;243;244;245;248;249;251 ao 256;262;264 ao 267; 270 ao 273;276 ao 280;282;283;285;286;287;289;290;291;293;295;296;297;300;303;304;305;306;319;323;326 ao 331;334 ao 337.   TOTAL = 98     # TEX EDIÇÃO HISTÓRICA:   a)  EDITORA GLOBO    02;04;06;09;11 ao 22;24;25;27;29 ao 37    TOTAL = 28   b) EDITORA MYTHOS   34 ao 39;41 ao 50; 52;53;54;56;57;59 ao 61; 64 ao 66; 73;75 ao 85.     TOTAL = 38   TOTAL GERAL EDIÇÃO HISTÓRICA = 66     #  GRANDES CLÁSSICOS DE TEX:   NÚMEROS:   01 ao 30   TOTAL = 30     # TEX COLORIDA:   NÚMEROS:   01 ao 13   TOTAL = 13   REVISTAS     # TEX GIGANTE :   NÚMEROS:   01;05;06;08;10;11;16;17;21 ao 27.   TOTAL = 16 REVISTAS     # TEX ESPECIAL DE FÉRIAS:    NÚMEROS:   01;04 ao 11    TOTAL = 09 REVISTAS   #  EDITORA MYTHOS – ALMANAQUE :    NÚMEROS:   01 ao 44   TOTAL = 44 REVISTAS     #  TEX ITALIANA :   TOTAL = 10 UNIDADES     # TEX ANUAL:   NÚMEROS:   03;05;06;08 ao 12;14     TOTAL = 08 REVISTAS         ####################################################################################################################################          # TEX – OUTRAS:     # TEX MINI SÉRIE ESPECIAL 01 e  02   # TEX MINI SÉRIE ESPECIAL 01 e 02    # TEX ESPECIAL 60 ANOS 01   # TEX CIVITELLI 01   # TEX EDIÇÕES GIGANTES ESPECIAL 02       ############################################################################################################################     B – OUTRAS REVISTAS:    1- A HISTÓRIA DO OESTE = COLEÇÃO – 01 AO 36 = 1986    TOTAL = 36   2-  MANDRAKE = COLEÇÃO =01 AO 24 = 1989     TOTAL = 24   3- JUDAS = COLEÇÃO = 01 AO 16 = 1989    TOTAL = 16   4- AÍ MOCINHO = COLEÇÃO 01 AO 08 = 1986     TOTAL = 08   5 – ROCKY LANE = 1 REVISTA = 1953     TOTAL = 01   6 – ZORRO 02 REVISTAS = 1972/1974   TOTAL = 02   7 – SUPERMOÇA = 01 REVISTA = 1974    TOTAL = 01   8 – SUPERXIS = 01 REVISTA = 1960    TOTAL = 01   9 – CAMPEÕES DO OESTE = 02 REVISTA = 1958   TOTAL = 02   10 – REX ALLEN = 01 REVISTA = 1963    TOTAL = 01   11- JOHNNY MACK BROWN = 01 REVISTA = 1956    TOTAL = 01   12 = CAVALEIRO NEGRO = 01 REVISTA = 1952    TOTAL = 01   13 = DON CHICOTE = 01 REVISTA = 1956   TOTAL =01   14 = CISCO KID = 01 REVISTA = 1958   TOTAL = 01   15 = BILL ELLIOTT = 01 REVISTA = 1960   TOTAL = 01   16 = GENE AUTRY = 01 REVISTA = 1959   TOTAL = 01   17 = O HEROI = 02 REVISTAS = 1956   TOTAL = 02   18 = ROY ROGERS = 01 REVISTA = 1975   TOTAL = 01    TURMA DA MÔNICA JOVEM   01 AO 36    

     AGUARDO O SEU CONTATO.       MARCOS

           

     

     

     

         

       

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