A PREFEITURA MUNICIPAL DE RIO DO FOGO E O GRUPO TOK DE HISTÓRIA DEBATEM TEMAS DO PASSADO DESSA BELA COMUNIDADE DO LITORAL POTIGUAR

Fonte – Prefeitura Municipal de Rio do Fogo.

Rostand Medeiros – IHGRN

O GRUPO TOK DE HISTÓRIA, um grupo que valoriza a democratização da informação histórica, esteve recentemente no município de Rio do Fogo, onde manteve um positivo encontro com membros da municipalidade sobre aspectos da história dessa cidade no período da Segunda Guerra Mundial.

O foco dos debates girou em torno dos acontecimentos ocorridos no dia 18 de abril de 1941, uma sexta-feira, quando pescadores locais se encontravam na área dos belos recifes de corais ali existentes e conhecidos como parrachos de Rio do Fogo, quando viram um barco com náufragos.

Praia de Rio do Fogo – Foto – German Zaunseder.

Eram os sobreviventes do navio de carga inglês Ena de Larrinaga, que havia sido torpedeado dias antes na região do Arquipélago de São Pedro e São Paulo, pela tripulação do submarino alemão U-105, comandado pelo Kapitänleutnant Georg Schewe.

Naquele dia vários pescadores rio-foguenses estavam em três jangadas na área externa dos parrachos e não tiveram dúvidas em ajudar os 19 náufragos estrangeiros. Além de dividirem sua água e comida, as três jangadas rebocaram o barco salva vidas até a beira mar. A comunidade de Rio de Fogo então ajudou esses homens com o que foi possível e demonstrou aquilo que as pessoas desse lugar têm de melhor: um forte espírito de solidariedade.

S.S. Ena de Larrinaga – Fonte – https://www.wrecksite.eu/wreck.aspx?15355

O texto completo dessa história é um dos capítulos do meu livro “Sobrevoo – Episódios da Segunda Guerra Mundial no Rio Grande do Norte”, lançado em 2018, mas que está disponível no nosso BLOG TOK DE HISTÓRIA neste link –https://tokdehistoria.com.br/2020/06/25/rio-do-fogo-1941-chegam-as-primeiras-vitimas/

A reunião foi muito positiva e o GRUPO TOK DE HISTÓRIA se colocou a disposição de ajudar no processo de democratização da informação histórica. Inclusive a Prefeitura Municipal de Rio do Fogo comentou em sua conta oficial do Instagram sobre o encontro, conforme é possível ver abaixo.

RESGATANDO NOSSA HISTÓRIA

Na última terça-feira, 15, os secretários de Turismo, Júnior Ferreira, e de Educação, Joária Vieira, receberam os historiadores que fazem parte do Grupo Tok de História.

Rostand Medeiros, Jerônimo Tinoco e German Zaunseder, vieram até nosso município falar e mostrar um pouco da pesquisa que os mesmos fizeram em resgate a história de nossa querida praia, incluindo detalhes sobre os náufragos sobreviventes da II Guerra Mundial que chegaram até nossa então vila de pescadores naquela época, em 1941.

A reunião que também contou com a participação da equipe de Comunicação da Prefeitura, teve como objetivo iniciar um planejamento para que futuras ações sejam realizadas com intuito de resgatar a história do município.

Para o prefeito Márcio de Cici, é de grande importância esse resgate, seja inserindo esse tipo de conteúdo no ambiente escolar, e também promovendo ações que enalteçam a história de luta do povo rio-foguense perante a comunidade local e aos turistas.

O GRUPO TOK DE HISTÓRIA gentilmente agradece a acolhida, bem como ao prefeito Márcio de Cici, aos secretários de Turismo, Júnior Ferreira, e de Educação, Joária Vieira, a equipe de Comunicação da Prefeitura e ao amigo Thiago Lopes pelos contatos realizados.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s