A FOTO DO GOVERNO POTIGUAR EM 1937  

Rostand Medeiros – IHGRN

O Governador, ou Interventor, era Rafael Fernandes Gurjão, cuja foto aparece bastante destacada.

Nascido no dia 24 de outubro de 1891, em Pau dos Ferros, extremo oeste do Rio Grande do Norte. Ingressou na Faculdade de Medicina da Bahia, mas completou o curso na Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro em 1912. Entre outros cargos que ocupou na vida pública ele foi prefeito de Mossoró e deputado estadual.

Rafael Fernandes governou o Rio Grande do Norte por oito anos, entre 1935 e 1943. Sobreviveu no poder quando da criação do regime totalitário do Estado Novo. Foi o governador potiguar que esteve à frente do executivo potiguar por mais tempo e de forma ininterrupta.

Retornando a foto que abre esse artigo, vemos que o primeiro a esquerda da foto do governador é o Secretário de Estado Aldo Fernandes Raposo de Melo, a segunda maior autoridade do governo potiguar na época.

Abaixo de Aldo Fernandes temos o então Cônego Amâncio Ramalho Cavalcanti, Diretor do Departamento de Educação. Abaixo dele está a foto do Dr. Boanerges Leitão de Almeida, Diretor do Departamento de Fazenda.

Abaixo da foto do governador temos três colunas e a primeira figura comentada, com roupa de formatura, é o então Oficial de Gabinete Jocelin Villar de Mello. A pessoa com óculos redondos era o Prefeito de Natal, Gentil Ferreira de Souza. A direita da foto de Gentil está a imagem do advogado e jornalista Paulo Pinheiro de Viveiros, então Chefe de Gabinete do Governo.

A coluna final da direita, de cima para baixo, temos primeiramente o retrato do juiz Oscar Homem de Siqueira, com o cargo de Chefe de Polícia, o que seria hoje Secretário de Segurança. Abaixo dele, de terno branco, Armando Nogueira China, então Diretor do Departamento de Saúde Pública. Finalmente temos o Diretor da Imprensa Oficial, ou seja, o diretor do jornal A República, o Professor Edgar Ferreira Barbosa.

Rafael Fernandes foi casado com Leonila Fernandes Gurjão e faleceu no Rio de Janeiro em 11 de junho de 1952.

Rafael Fernandes

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s