O ROCK PROIBIDÃO DO ‘AO BALANÇO DAS HORAS’

Brasil, São Paulo, SP. 31/12/1956. Fila na entrada para um baile de Rock´n´Roll, chamado"Ao Balanço das Horas" no Cine Paulista. Foto: Antonio Lucio/AE Pasta: 25.016
Brasil, São Paulo, SP. 31/12/1956. Fila na entrada para um baile de Rock´n´Roll, chamado”Ao Balanço das Horas” no Cine Paulista.
Foto: Antonio Lucio/AE
Pasta: 25.016

Polícia interrompeu exibição do filme no Cine Paulista por causa da bagunça e histeria dos jovens

Rose Saconi

Fonte – http://acervo.estadao.com.br/noticias/acervo,o-rock-proibidao-do-ao-balanco-das-horas,11698,0.htm

O rock, assim como todas novidades culturais, chegou causando. O ritmo era sinônimo de rebeldia e perversão quando surgiu na década de 50. Naquela época, as reações contra aquele tipo de música foram semelhantes as que o funk enfrenta nos dias de hoje e que enfrentaram outros ritmos, como o punk.

Na estreia de "Ao Balanço das Horas" em São Paulo jovens lotaram os cinemas atraídos pelo novo ritmo alucinante
Na estreia de “Ao Balanço das Horas” em São Paulo jovens lotaram os cinemas atraídos pelo novo ritmo alucinante

A estreia do filme Ao Balanço das Horas (Rock Around the Clock), com as músicas do novo estilo chamado rock and roll, causou um rebuliço enorme em São Paulo quando começou a exibição em 20 de dezembro de 1956. O filme, cujo nome em inglês é o mesmo da música pioneira tocada por Bill Haley e seus Cometas, já havia provocado confusão na Europa e Estados Unidos com jovens dançando, batendo os pés, quebrando cadeiras e gritando durante a sessão.

ROCK AND ROLL

Com medo de que algo parecido pudesse acontecer por aqui, a “rádio patrulha” (polícia) foi acionada para vigiar a plateia no chique Cine Paulista, na rua Augusta, um dos locais onde o longa seria exibido. “O filme provocou manifestações histéricas de adolescentes”, escreveu o Estadão. A primeira sessão teve que ser interrompida duas vezes por causa de jovens que gritavam e xingavam os guardas que os proibiam de dançar na sala.

Rock and roll, sucesso garantido em festas e bailes
Rock and roll, sucesso garantido em festas e bailes

No dia seguinte, 21, mais 11 cinemas exibiram o filme, desta vez regado a “fumeta”, inseticida levado pelos jovens que provocava fumaça. O então governador Jânio Quadros pediu ao chefe de polícia que tomasse “providências drásticas” contra os bagunceiros. “Se forem menores, entregá-los ao honrado juiz”, ordenou.

Proibido para menores. 

O Movimento de Arregimentação Feminina e a Comissão de Moral e Costumes da Confederação das Famílias Cristãs também se posicionaram contra a fita. “É preciso impedir que os menores de 18 anos continuem a praticar atos de selvageria e delírio coletivo”, escreveu a comissão representativa de 10 mil famílias.

Filme provocou confusão nos cinemas. O governado Jânio Quadros mandou prender arruaceiros
Filme provocou confusão nos cinemas. O governado Jânio Quadros mandou prender arruaceiros

Sob pressão, Aldo de Assis Dias, juiz de menores, ampliou sua proibição de 14 para 18 anos. Cassetetes e censura esfriaram os ânimos, mas a agitação prosseguiu até início de janeiro.

Anúncios

Uma opinião sobre “O ROCK PROIBIDÃO DO ‘AO BALANÇO DAS HORAS’”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s