A HARLEY DAVIDSON E NATAL-UMA ANTIGA HISTÓRIA

Nos últimos anos não é tão incomum o natalense visualizar pelas suas esburacadas e mal pavimentadas ruas, belos exemplares das míticas motocicletas da marca Harley-Davidson Motor Company.

Incrivelmente belas, potentes, com um ronco característico e com uma história bem antiga em relação a Natal. Nas páginas dos velhos jornais da nossa cidade, no ano de 1925, encontrei um anúncio de venda destas motocicletas. Mas o interessante é que a loja ficava na então Capital Federal, o Rio de Janeiro. Não encontrei nenhuma indicação que havia uma loja ou um agente revendedor em Natal.

Provavelmente os empresários cariocas que espalharam estes anúncios de venda das Harley-Davidson no Brasil, utilizando os principais jornais das capitais dos estados, focavam como público alvo as elites destes locais. E não é difícil de compreender a razão.

Nos velhos jornais natalenses podemos ler que naquela época, os embarques efetuados pelos natalenses no velho cais da Avenida Tavares de Lira, nos vários navios que transportavam carga e passageiros, se destinavam principalmente para Recife, Manaus e Rio de Janeiro.

Para o Rio de Janeiro seguiam os mais abonados e aqueles ligados a elite política da época. O público certo para os revendedores destas motos.

Não é difícil imaginar o desembarque de alguma Harley-Davidson no nosso porto e depois sair circulando pelas ruas da Ribeira com seu ronco inconfundível.

Mas se algumas destas maravilhosas máquinas viessem encaixotadas do Rio, provavelmente seria montada na oficina de Seu Nezinho Cavalcante, o melhor mecânico de Natal.

© 2011 Copyright Tok de História

Todos os direitos reservados

É permitida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de
comunicação, eletrônico ou impresso, desde que citada a fonte e o autor.

Anúncios

4 opiniões sobre “A HARLEY DAVIDSON E NATAL-UMA ANTIGA HISTÓRIA”

  1. Que bom que o historiógrafo dispõe dos jornais para fazer pesquisas nestas folhas já tão amareladas pelo o tempo.

    A Harley talvez foi substituída pela Java, motor que nos anos sessenta e setenta, em Mossoró, somente os ricos, como: Paulo Aires, Zé Viana, Tertuliano Aires…, eram possuidores da tão admirada Java.

    Parabém por resgatar fatos antigos que ainda permanecem na lembrança de muitos adeptos.

    José Mendes Pereira

    Curtir

  2. Amigo Mendes,
    Agradeço seu contato.
    Na década de 1980 eu conheci um mecânico no bairro da Ribeira que tinha uma Jawa da década de 1960, acho que o motor era 250 cc e era uma máquina linda.
    Quanto aos jornais eu pessoalmente não tenho nenhum original comigo, mas trabalho com digitalizações de documentos em diversos arquivos públicos e privados. Dá uma trabalheira e uma senhora dor de coluna fotografar estes periódicos, mas vale a pena.
    Um abraço.
    Rostand

    Curtir

  3. Senhores, isto um orgulho nós q temos raizes em Natal RN,(residimos no RJ) é algo q há muitos temos estas infomações. Anuciamos nos jormais,revistas e vendemos (meu avô era o representante nos 20 a 50 HARLEY DAVIDSON no Brasil). Em Natal RN a quantidade vendida foi razoavem para epoca. Foram prescisamente 15 unidades (entre 22 a 50).

    Curtir

    1. Amigo Suzano,
      Agradeço a sua mensagem e sua informação.
      Se fosse possível você ampliar em nosso blog esta sua informação, quem sabe com o nome dos modelos das motocicletas vendidas aqui em Natal, datas, compradores, fotos de seu avô, da empresa no Rio, etc., seriam muito positivos para a história do nosso motociclismo.
      Entendo que este tipo de informação tem um enorme valor para você e sua família e nossa ideia, caso você concorde, seria uma divulgação trabalhada em conjunto. Valorizando não apenas a marca, mas o trabalho de seus familiares, suas origens, etc.
      Desde já me coloco a disposição e, mais uma vez agradeço sua mensagem.
      Um abraço.
      Rostand

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s