QUANDO A RIBEIRA E OS CANGULEIROS TREMERAM

Notícia do tremor de terra sentido no bairro da Ribeira, conforme noticiado em “Revista Illustrada”, do Rio de Janeiro, edição de 26 de julho de 1879.

Os tais “Cangulos” da nota, ou Canguleiros, era como se conhecia os habitantes da velha Ribeira de 1879, que por serem pobres comiam o peixe Cangulo (Balistes vetula). Já os habitantes do centro de Natal, gente mais abastarda, degustava o Xaréu (Carax hippos) e eram denominados Xarias. Não eram raros os conflitos entre os jovens Canguleiros e Xarias.

Acho que vem daí a semente mais remota do atual e terrível hábito das torcidas organizadas do ABC e do América se matarem na porrada depois do “Clássico Rei” do nosso pobre futebol.

Rostand Medeiros

Todos os direitos reservados

É permitida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de
comunicação, eletrônico ou impresso, desde que citada a fonte e o autor.

 

3 comentários sobre “QUANDO A RIBEIRA E OS CANGULEIROS TREMERAM

  1. Tião Ferreira 08/09/2012 / 20:46

    Mas nesse caso aí, já que são dois times moralmente miseráveis, quem é quem, na alusão aos antigos lados? Quem é o cangulo e quem é o xaréu?

    Para a polícia são todos terroristas e bandidos, e devem ser removidos das ruas.

    Curtir

    • Rostand Medeiros 08/09/2012 / 21:50

      Amigo Tião Ferreira,
      Esta ideia que eu tenho se baseia na leitura dos jornais antigos e em Câmara Cascudo, onde é detalhado os conflitos entre estes grupos rivais. Pela forma como estes conflitos ocorriam me lembram as atuais e nefastas brigas de torcidas. Seria no sentido de encontro em locais pré determinados e na idiotice geral dos conflitos, tanto de antanho, como os atuais. Só que hoje a coisa é muito mais cruel.
      Mas conversando sobre isso com um amigo um dia destes, ele acredita que os Canguleiros eram os abcedistas, mais proletários e os Xárias seriam os americanos, mais elitizados. Mas é a opinião dele.
      Em relação a este assunto, realmente o meu conhecimento de futebol potiguar é bem rasteiro.
      Um abraço.

      Curtir

  2. Tião Ferreira 09/09/2012 / 12:54

    Somos dois, depois que comecei a trabalhar em policiamento de eventos esportivos, passei a ter verdadeiro asco o futebol.

    Curtir

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.