A PORTA PARA O INFERNO

"Porta para o Inferno" - Fonte - http://resumodanet.com/
“Porta para o Inferno” – Fonte – http://resumodanet.com/

UMA DAS MAIS INUSITADAS ATRAÇÕES TURÍSTICAS DO MUNDO

Esta extraordinária imagem é de um local conhecido como “A Porta do Inferno”, localizado no deserto de Karakum, província de Ahal, a 260 quilômetros ao norte de Asjabad, capital do Turcomenistão, mais precisamente no vilarejo de Derweze, ou Darvaza, ou ainda Darvaz.

A história de um dos mais excêntricos destinos turísticos do mundo impressiona: Bem, verdade ou não, nos anos de 1970 um grupo de geólogos russos procuravam reservas de gás natural na região. Eles montaram um acampamento com uma plataforma de perfuração para avaliar a quantidade de gás e petróleo disponíveis no local. Como os soviéticos estavam satisfeitos com o sucesso em encontrar esses recursos, eles começaram a armazenar o gás. Porém, durante as escavações foi descoberta uma caverna subterrânea de grande profundidade, repleta de gás tóxico.

Fonte - http://melhordoplaneta.blogspot.com.br/
Fonte – http://melhordoplaneta.blogspot.com.br/

Então, em certo momento dos trabalhos, o chão sob a plataforma de perfuração cedeu abrindo uma grande cratera com cerca de 60 a 70 metros de diâmetro, que engoliu os equipamentos. Nenhuma vida foi perdida no incidente, mas grandes quantidades de gás metano foram lançadas na atmosfera criando enormes problemas ambientais e um imenso dano ao povo das aldeias, resultando em algumas mortes.

Temendo a liberação de mais gases venenosos da cratera, os cientistas decidiram queimá-los. Eles consideraram que seria mais seguro queimá-lo do que extraí-lo do subsolo, pois isso exigiria processos caros. Em termos ambientais, a queima do gás é a solução mais coerente quando as circunstâncias são tais que ele não pode ser extraído para uso.

Naquele tempo, as expectativas eram de que o gás iria queimar por alguns dias, mas ainda está queimando décadas depois de ter sido incendiado. Não há nenhuma previsão de quando as labaredas vão finalmente cessar, já que ninguém tem noção da quantidade de gás que ainda existe nas profundezas da cratera.

Fonte - http://ladonabionicaimagebank.blogspot.com.br/
Fonte – http://ladonabionicaimagebank.blogspot.com.br/

Existe a informação que a reserva de gás ali encontrada é uma das maiores do mundo.

Contudo, para os próprios moradores da região, a história dos geólogos russo é duvidosa.  Acreditam que se trata de um evento natural.

Em virtude das labaredas constantes que nela flamejam, propiciando um cenário assustador, que faz lembrar o acesso principal do mitológico Reino de Hades.

Veja mais – http://www.youtube.com/watch?v=AlXWUcjGq9Y

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s