CONHEÇA A HISTÓRIA DO EXPRESSO DO ORIENTE QUE INSPIROU AGATHA CHRISTIE

mv5botg1mzmzntewnl5bml5banbnxkftztgwmjc3njiymji_v1_sy1000_cr0015031000_al_
CENA DE ‘EXPRESSO DO ORIENTE’ (FOTO: 20TH CENTURY FOX/DIVULGAÇÃO)

PARTE DO TREM CHEGOU A SER DESTRUÍDA APÓS ORDEM DE ADOLF HITLER DURANTE O FINAL DA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL

 

venice-simplon-orient-express
Fonte – https://www.gentlemansgazette.com/aboard-the-venice-simplon-orient-express-luxury-train/

FONTE – http://revistagalileu.globo.com/Cultura/noticia/2017/11/conheca-historia-do-expresso-do-oriente-que-inspirou-agatha-christie.html?utm_source=facebook&utm_medium=social&utm_campaign=post

 

Em 1865, um belga chamado Georges Nagelmackers, filho de um banqueiro, imaginou pela primeira vez “um trem que abrangeria um continente, que funcionaria como uma fita contínua de metal por mais de 1.500 milhas”, como E. H. Cookridge escreve em seu livro Expresso do Oriente: A Vida e a Época do Trem Mais Famoso do Mundo.

Em 1883, após problemas financeiros e dificuldades em negociar com várias companhias ferroviárias nacionais, a Compagnie Internationale des Wagons-Lits de Nagelmackers estabeleceu uma rota de Paris para Istambul, chamando o trem de Constantinopla. Mas os jornais o apelidaram de Expresso do Oriente — e Nagelmackers adotou o nome.

Orient-Express-2_Fotor-960x500
Fonte – theloophk.com

Em 4 de outubro daquele ano, o trem partiu para sua primeira viagem formal, com muitos jornalistas a bordo para admirar o luxo e a beleza dos vagões.Os passageiros, encantados, sentiram como se estivessem em um dos melhores hotéis da Europa. Detalhados painéis de madeira, cadeiras de couro de luxo, lençóis de seda e cobertores de lã enchiam os olhos. A viagem de Paris para Istambul durou pouco mais de 80 horas.

O rei dos trens

Alguns reis que viajaram a bordo do trem apresentaram um comportamento muito estranho. Ferdinando, da Bulgária, temendo assassinos, se trancou no banheiro. O rei da Bélgica, Leopoldo II, subiu ao trem para Istambul depois de fazer arranjos para se infiltrar no harém de um homem turco. Já o czar russo Nicolau II exigiu que carros especiais fossem construídos para sua visita à França.

55746304_slide-27750fa84c9c6eb9acb9ebcb7b056cd569e9ab4a-s900-c85
O Orient Express chega à Gare d’Austerlitz, em Paris, em dezembro de 1978. Após 126 anos, o famoso trem Orient Express terminará o serviço na segunda-feira – Fonte – https://www.npr.org/templates/story/story.php?storyId=121365224

O trem até ganhou o apelido de “Expresso dos Espiões”: os agentes secretos utilizavam a linha ferroviária, que “tornava seus trabalhos mais fáceis e suas viagens muito mais confortáveis”.

O mais notável desses espiões foi o inglês Robert Baden-Powell, que se disfaçava de especialista em insetos. Seus esboços intrincados das formas e cores das asas de borboleta eram, na verdade, representações codificadas das fortificações que ele observou na Costa da Dalmácia, o que foi de grande ajuda para as marinhas britânica e italiana durante a Primeira Guerra Mundial.

29E681E100000578-0-image-a-27_1435328416088
Fonte – http://www.dailymail.co.uk/travel/travel_news/article-3140716/From-Orient-Express-South-Africa-s-Rovos-Rail-luxurious-trains-offering-unparalleled-elegance-bygone-age.html

Em 11 de novembro de 1918, oficiais alemães assinaram um documento de rendição em um carro Wagons-Lits do Expresso do Oriente. O veículo foi exposto em Paris até junho de 1940, quando Hitler ordenou que o vagão fosse levado precisamente para o local onde os alemães foram obrigados a render-se 22 anos antes, na Primeira Guerra Mundial. Ali, o ditador ditou os termos da rendição francesa. Quatro anos depois, quando o fim da Segunda Guerra Mundial parecia iminente, Hitler ordenou que o carro fosse explodido, para que não “se tornasse um troféu dos Aliados mais uma vez”.

Legado

A linha original de Nagelmackers gerou trens semelhantes, mas que seguem rotas ligeiramente diferentes; até mesmo o termo “Expresso do Oriente” (Orient Express, em inglês) começou a ser usado com fins comerciais. O Direct Orient Express, o Simplon Orient Express(do livro de Agatha Christie), o Nostalgic Orient Express e muitos outros surgiram ao longo dos anos.

29E681D600000578-0-image-a-29_1435328518668
Fonte – http://www.dailymail.co.uk/travel/travel_news/article-3140716/From-Orient-Express-South-Africa-s-Rovos-Rail-luxurious-trains-offering-unparalleled-elegance-bygone-age.html

As tentativas de manter o antigo glamour do Expresso do Orientenão deram muito certo: certa vez, os clientes tiveram de se vestir com roupas da década de 1920; e outra, um jogo de assassinato foi encenado durante a viagem. Hoje o público pode visitar os carros originais restaurados da Compagnie Internationale des Wagons-Lits por alguns euros.

(Com informações de Smithsonian.com.)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s