BENTO XVI E O NAZISMO: O QUE ESSA FOTO NOS REVELA?

bento

Já faz um certo tempo que essa imagem vem circulando na web, muitos questionadores da Igreja Católica a consideram como uma prova que o Papa Emérito Bento XVI é nazista. Será mesmo?

Não é preciso estudar muito a fundo o nazismo para saber que o ingresso à Juventude Hitlerista e o serviço militar eram obrigatórios no tempo que o futuro papa serviu. Essa imagem nada mais é do que uma foto dele usando um uniforme obrigatório. Na Alemanha Nazista, o simples ato de não fazer a tradicional saudação “Heil Hitler!” poderia significar um passaporte direto para um campo de concentração. Antes de ser uma manifestação de ódio, fazer parte da Juventude Hitlerista era uma boa maneira de evitar grandes problemas. 

Se, de fato, Beto XVI tiver qualquer pensamento semelhante ao nazismo, ele também não tem tanta culpa disso, pois sua infância foi regada por extrema propaganda e alienação profunda dentro do Terceiro Reich.

A Igreja Católica ao longo de vários séculos cometeu muitas atrocidades. Até mesmo na Segunda Guerra Mundial, se omitiu à causa judaica e chegou a ajudar nazistas a fugir dos tribunais.Entretanto, a mesma História que pode ser usada para criticar a sua igreja, também deve ser usada para evitar reducionismos por causa de uma simples foto. Quem se interessar pela história pessoal de Joseph Ratzinger vai descobrir que a própria família dele não simpatizava com o nazismo.

A artilharia anti aérea alemã na Segunda Guerra Mundial utilizou muitos jovens como estes na foto
A artilharia anti aérea alemã na Segunda Guerra Mundial utilizou muitos jovens como estes na foto

Se você é criado numa família cristã, tende a ser cristão, e mesmo que não seja, seus pais te obrigarão a fazer eucaristia e afins. E se você tem uma foto de criança com um crucifixo, não significa que você é católico. Foi assim na Alemanha, a “pátria mãe” obrigou seus filhos a seguir a doutrina nazista. E se um papa tem uma foto infantil com uma farda nazista, não significa que ele é nazista.

Fonte – http://www.historiailustrada.com.br/2014/03/bento-xvi-e-o-nazismo-o-que-essa-foto.html#.U0W5DfldV5J

Anúncios

8 opiniões sobre “BENTO XVI E O NAZISMO: O QUE ESSA FOTO NOS REVELA?”

  1. Parabéns pelo inteligente artigo. Este homem quando jovem apenas serviu sua Pátria que na ocasião estava séquita da Doutrina Nacional-Socialista de Adolf Hitler. O que ele fez como soldado não se pode julgar, porém o que Hitler e seu regime fez só a história despida de influências quaiquer poderá julgar, além do próprio DEUS CRIADOR, DESTE NINGUÉM MESMO PODERÁ ESCAPAR NO DIA DO TÃO AGUARDADO “JUIZO FINAL”!
    Muito obrigado senhor Rostand Medeiros.
    Saudações Fraternais

    Curtir

  2. Parabéns pelo inteligente artigo. Este homem quando jovem apenas serviu sua Pátria que na ocasião estava séquita da Doutrina Nacional-Socialista de Adolf Hitler. O que ele fez como soldado não se pode julgar, porém o que Hitler e seu regime fez só a história despida de influências quaisquer poderá julgar, além do próprio DEUS CRIADOR, DESTE NINGUÉM MESMO PODERÁ ESCAPAR NO DIA DO TÃO AGUARDADO “JUIZO FINAL”!
    Muito obrigado senhor Rostand Medeiros.
    Saudações Fraternais

    Curtir

  3. Estimado amigo. O ideal social nacionalista (Nazi) é uma belíssima filosofia (assim como o comunismo, capitalismo, e todos os outros “ismos” que surgiram” ) uma nação próspera e rica e um povo igualmente soberbo. No entanto para o estabelecimento deste “reino messiânico” destruíram-se as estruturas sociais que deveriam controla-lo: os poderes constitucionais.Não é de admirar que o ministério mais importante de Hitler foi o da propaganda (assim como Vargas) seguido do ministério da guerra. o ideal nazista foi no seu início abraçado por todos pelos mais distintos motivos, e fazer parte dele era obrigação de todo germânico. A revista Newsweek estampo a figura de um Hitler com suástica e tudo em sua capa intitulando-o de homem do ano. Daí ser até compreensivo esse ardor juvenil do povo alemão como todo.

    Curtir

  4. Concordo plenamente com o artigo; a ideologia nazista firmada na propaganda de massa e posta em prática sob um regime de terror nunca visto na Alemanha, não deixava outra opção aos jovens que a partir dos 15 anos eram obrigados a ingressar na Juventude Hitlerista.O nazismo envolveu tudo e todos na Alemanha e bastava a suspeição sobre alguém para que seu destino fosse selado em um campo de concentração no melhor das hipóteses. Quem conhece a história daquele regime de terror que misturava propaganda com ditadura entende perfeitamente que o simples fato de alguém possuir uma fotografia daquela época portando qualquer símbolo nazista não significa que essa pessoa era necessariamente um simpatizante daquele regime e/ou continua sendo. A ilustração do crucifixo é bem oportuna. A nação alemã foi simplesmente obrigada a seguir aquele regime de terror.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s