O BLOG DA PREFEITURA DE NATAL COPIOU DESCARADAMENTE A POSTAGEM DE MAIOR SUCESSO DO NOSSO TOK DE HISTÓRIA E NÃO DEU OS CRÉDITOS!

Página inicia das "200 fotos antigas de Natal"
Página inicia das “200 fotos antigas de Natal”

Este blog TOK DE HISTÓRIA foi criado em dezembro de 2010, com a utópica ideia de buscar democratizar a informação histórica, principalmente relativa ao Rio Grande do Norte, o meu estado.

Para nossa surpresa, mesmo sem maiores pretensões, esse nosso trabalho voluntário tem sido muito comentado e apreciado pela maioria dos que visitam esta página.

Mesmo escrevendo textos longos, com muitas fotos, fugindo ao padrão tradicional de blogs, em quatro anos de atividade já superamos mais de um milhão de visitantes. Se esse número é baixo, ou alto, pouco me importa. O que sinceramente me importa é saber que milhares de pessoas, muitas no exterior, descobrem informações interessantes sobre história.

As informações aqui contidas são para serem copiadas, expandidas e aproveitadas. Tenho percebido que a grande maioria daqueles que copiam nosso material colocam os créditos ao nosso TOK DE HISTÓRIA, fato que agradeço com imensa satisfação.

Evidentemente que nem todos agem da mesma forma.

Sobre a falta de ética de alguns, eu descobri algo que realmente me chamou atenção.

Através de vários amigos eu soube que o blog oficial da Prefeitura de Natal, intitulado “VIVER NATAL”, que na sua página inicial se autodenomina “Blog oficial da cidade do Natal, ligado as Secretarias de Comunicação e de Turismo”, copiou descaradamente parte de uma postagem publicada no TOK DE HISTÓRIA.

Esta nossa postagem se intitula401 FOTOS ANTIGAS DE NATAL”. (https://tokdehistoria.com.br/2013/10/03/401-fotos-antigas-de-natal/), tendo sido publicada inicialmente em 3 de outubro de 2013, onde o intuito foi fazer com que as pessoas conhecessem um pouco mais da história da capital potiguar através de sua iconografia.

Na época que publique a postagem “401 FOTOS ANTIGAS DE NATAL eu escrevi: “Para mim, diante do crescimento de Natal e pela falta de ação de muitos atores políticos, cada vez mais percebo a perda da percepção histórica de nossa população em relação a Natal. Esta situação em minha opinião gera muita coisa negativa, principalmente a falta de identidade com o lugar que se vive, a indiferença pelo seu futuro e a passividade diante de muitos descasos que aqui acontecem. Diante deste quadro, decidi utilizar meu espaço, criado em 2010, para expor o que era a cidade de Natal através de fotos”.

download

Já a postagem existente no blog da Prefeitura de Natal se intitula “200 FOTOS ANTIGAS DE NATAL” (https://vivernatal.wordpress.com/2014/01/30/200-fotos-antigas-de-natal/), estando assim descrita: “Dia 30 de janeiro: dia nacional da saudade, sendo assim o Viver Natal selecionou 200 fotos antigas de nossa cidade”.

Mas eles não apenas selecionaram as fotos, mas copiaram integralmente uma parte do texto da minha postagem original.

Se esse pessoal não possuiu capacidade nem para produzir um simples texto, imagina para fazer algo por esta cidade!

Além da cópia descarada e sem os devidos créditos ser uma intensa falta de ética, A existência destas “200 FOTOS ANTIGAS DE NATAL” aponta para algo interessante – Aparentemente a Prefeitura de Natal não possuiu em seus arquivos fotos antigas da cidade!

E se tem, falta comunicação entre os órgãos para a devida cessão de material!

Repito – o problema não está em baixar e publicar as fotos. O blog TOK DE HISTÓRIA é para isso mesmo. Já informei que tenho prazer em saber que este trabalho voluntário ajuda as pessoas.

Mas é estranho que aqueles que desenvolvem o blog “VIVER NATAL”, provavelmente nas dependências de um órgão da Prefeitura de Natal, do qual se espera a mais correta atuação no campo da ética, sigam desenvolvendo seu trabalho desta maneira.

Bem, se eles agem desta forma com o material desenvolvido em um simples blog, como no caso do TOK DE HISTÓRIA, como será com coisas mais importantes?

Como será que agem com o dinheiro público?

Sim, sobre dinheiro eu informo que ao desenvolver o TOK DE HISTÓRIA eu não aufiro um único centavo.

Estamos vivendo um momento de tensão política, em meio a muita roubalheira, falta de ética, falta de caráter por parte dos homens públicos, decrescença da população com seu líderes e fora uma grande quantidade de mazelas que a população sofre. neste contexto, uma situação destas parece algo sem importância. Mas talvez por deixarmos passar os pequenos erros é que estamos onde estamos!

Além disso, se eu atraso meus impostos com a Prefeitura Municipal de Natal vem a cobrança!

Pelo menos até a noite de 3 de março de 2015, nem pensar em créditos do TOK DE HISTÓRIA na página “200 FOTOS ANTIGAS DE NATAL”!

Rostand Medeiros – Responsável pelo blog TOK DE HISTÓRIA, escritor e pesquisador

5 comentários sobre “O BLOG DA PREFEITURA DE NATAL COPIOU DESCARADAMENTE A POSTAGEM DE MAIOR SUCESSO DO NOSSO TOK DE HISTÓRIA E NÃO DEU OS CRÉDITOS!

  1. isac galvao 04/03/2015 / 11:19

    Só posso dizer…parabéns pelo blog, Rostand. Quem não tem competencia de criar bom material…copia.

    Curtir

  2. vivernatal 05/03/2015 / 10:40

    Caros, nossas sinceras desculpas pela falta de atenção. A equipe do Viver Natal mudou desde então e não tínhamos conhecimento do feito. A postagem está devidamente creditada agora. Novamente pedimos desculpas pelo “plágio.” Parabéns por trazerem ótimos conteúdos e boa informação. Qualquer esclarecimento que desejaram entrar em contato pelo contatovivernatal@gmail.com.
    Abraço

    Curtir

  3. LAMARTINE DE ANDRADE LIMA 11/03/2015 / 11:52

    Prezado Rostand Medeiros, receba a minha solidariedade, mesmo reconhecendo, agora, a retificação do “Viver Natal”. Abraço.

    Curtir

  4. Eder 27/05/2015 / 11:40

    Quanta história Natal/RN tem. Um povo considerado o mais hospitaleiro do Brasil. Um bairro como a Ribeira em q cada pedra conta sua história, mas não eh preservada como merece. Um Canto do Mangue com a Rampa onde amerrissou aviões históricos. Um Farol de Mãe Luiza, salvador de embarcações perdidas. A Ponte Antiga de Igapó, abandonada e q começaram a desmontar não sei pra q. Natal, Natal, quem t conheceu ou conhece nunca esquece.

    Curtir

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.