1969 – A PASSAGEM DE MICK JAGGER E KEITH RICHARDS NA CIDADE DE MATÃO-SP

Fonte - http://acervo.estadao.com.br/
Fonte – http://acervo.estadao.com.br/

UM INTERESSANTE DOCUMENTÁRIO REALIZADO POR UNIVERSITÁRIOS PAULISTAS RESGATA ESTE INUSITADO MOMENTO

Em janeiro de 1969, após terem passado o ano novo no Rio de Janeiro, Mick Jagger e Keith Richards, músicos da banda de rock inglesa The Rolling Stones, estiveram durante uma breve temporada de na cidade de Matão, no interior do estado de São Paulo. Os músicos ficaram cerca de quinze dias na cidade e se hospedaram na Fazenda Boa Vista, então propriedade do banqueiro Walther Moreira Salles.

Mas o que estes dois verdadeiros monstros do rock, no auge do sucesso, foram fazer em uma bucólica cidade do interior paulista?

Para saber mais assista o documentário “Aliens 69 – Quando os Rolling Stones invadiram Matão” que relate a história. O documentário mostra que a memória dessa passagem ainda está viva na cidade. Pessoas que conviveram com os Stones durante a visita contam histórias curiosas sobre o dia a dia da dupla de maior nome da história do rock mundial.

PARA ASSISTIR ESTE ÓTIMO DOCUMENTÁRIO CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO –

Mas o começo de tudo foi assim – No Rio de Janeiro od roqueiros da terra de Sua Majestade tentaram passar despercebidos pelo Brasil. Mas Mick Jagger e Keith Richards foram descobertos pela imprensa quando vieram pela segunda vez ao País para passarem férias.

Richards (chapéu preto) e Jagger, tentando passar desapercebido no carientismo Brasil de 1969. Fonte - http://acervo.estadao.com.br/
Richards (chapéu preto) e Jagger, tentando passar desapercebido no carientismo Brasil de 1969. Fonte – http://acervo.estadao.com.br/

A primeira ocasião foi no réveillon de 1968. Eles desembarcaram no porto do Rio de Janeiro em 29 de dezembro de 1968. Estavam acompanhados de suas namoradas, Jagger com Marianne Faithfull e Richards com Anita Pallenberg, além de seu filho Nicholas, e a babá. 

Nas fotos inéditas da viagem, Keith Richard aparece sempre de chapéu encobrindo o rosto. O guitarrista ficou irritado quando lhe foi perguntado se os Rollings Stones estavam em crise por terem aparecido em 16º lugar em um ranking de bandas, e os Beatles em bem acima, em 5º. Sim, respondeu ironicamente, “realmente estamos em grande decadência; cada vez mais para baixo”. 

Fonte - http://acervo.estadao.com.br/
Fonte – http://acervo.estadao.com.br/

a loucura e o assédio dos fãs, fizeram com que Jagger e Richards fossem se hospedar em São Paulo (SP), no hotel Jaraguá, onde eles encontram o banqueiro Walther Moreira Sales, amigo de Mick. Este sabendo da situação, convidou-os a passar alguns dias na fazenda de sua família, na bucólica cidade de Matão, no interior do estado de São Paulo.

Fonte - http://acervo.estadao.com.br/
Fonte – http://acervo.estadao.com.br/

Como não poderia deixar de ser a presença destas figuras internacionais na Fazenda Boa Vista mudou a rotina da pequena cidade, localizado a cerca de 300 quilômetros da capital.

Foi um que. Com direito até mesmo a visita de terreiros de Umbanda e a criação de musicas de sucesso naquele lugar.

Vale a pena assistir!

Este documentário é um trabalho acadêmico dos alunos de jornalismo do Centro Universitário de Araraquara (UNIARA) sob a orientação do professor Fabrício J. Mazocco – Turma 2013: Diego Gibertoni, Fernanda Vilela, Gianfrancesco Bariani, Matheus Carvalho, Rafael Zocco.

Imagens complementares – http://acervo.estadao.com.br/noticias/acervo,fotos-historicas-dois-stones-no-brasil,11181,0.htm

Anúncios

Uma opinião sobre “1969 – A PASSAGEM DE MICK JAGGER E KEITH RICHARDS NA CIDADE DE MATÃO-SP”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s