O MAIS POPULAR CHOFER DE PRAÇA DE NATAL E SEU CLÁSSICO FORD MERCURY 1951

Rostand Medeiros – Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte

Segundo Dr. Kleber Bezerra, um dos maiores memorialista de Natal e meu amigo, esse senhor muito bem vestido era Manoel Henrique da Silva, um dos mais conhecidos motoristas de praça na cidade. Ele está diante do seu veículo, um clássico Ford Mercury 1951, e sua área de atuação, ou praça, era no centro da cidade, próximo ao Natal Clube. Pesquisando em jornais antigos descobri que Manoel atuou como chofer desde 1926, tendo sido durante anos o motorista oficial do governador Rafael Fernandes. Com o suor do seu trabalho, o motorista Manoel conseguiu formar em medicina seu filho Lenine Campos da Silva e, segundo Dr. Kleber, outro filho se tornou oficial da Marinha, alcançando o posto de almirante. Consta que Manoel trabalhava sempre muito bem vestido e que seu carro era impecavelmente asseado para o conforto dos passageiros. Essa foto teria sido realizada na bomba de gasolina que ficava na Praça José da Penha, defronte ao Grande Hotel. Entretanto o Dr. Kleber não confirmou essa informação. Apesar de me comentar que realmente defronte ao Grande Hotel existia a bomba de gasolina de Seu Tino. O Grande Hotel marcou época em Natal, principalmente durante a II Guerra, tendo sido arrendado pelo seu pai Teodorico Bezerra. Vale frisar que motorista de praça, ou também chofer de praça, é o que hoje comumente chamamos de taxista.

Segue um material de propaganda da Ford sobre o Mercury 1951.

3 comentários sobre “O MAIS POPULAR CHOFER DE PRAÇA DE NATAL E SEU CLÁSSICO FORD MERCURY 1951

  1. Jeronymo Tinoco 08/04/2020 / 07:14

    Bom dia brother, tudo ok? Por acaso você teria uma foto antiga do famoso café majestic, bem como onde era sua localização?

    Curtir

  2. Sergio 26/07/2020 / 16:04

    Perdoe a intromissão, mas a propaganda do Ford 51 não corresponde ao automóvel da matéria. A divisão Mercury da Ford tinha modelos bem diferentes dos seus primos nos anos 49, 50 e 51. Procure pelo Mercury 51 e vc verá que é bem diferente do Ford 51. No mais, gostei da matéria.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s