A CERVEJA PRETA MOSSORÓ – UMA HOMENAGEM GALOPANTE

u (4)

Apresento a vocês a cerveja preta Mossoró, um produto da Fábrica de Cerveja e Gelo Colúmbia, de Campinas, São Paulo, que começou a ser comercializada na década de 1930. Consta que era uma bebida saborosa e muito apreciada.

Fábrica Columbia, em Campinas, São Paulo - Fonte - http://pro-memoria-de-campinas-sp.blogspot.com.br/2011/02/memoria-fotografica-fabrica-columbia.html
Fábrica Columbia, em Campinas, São Paulo – Fonte – http://pro-memoria-de-campinas-sp.blogspot.com.br/2011/02/memoria-fotografica-fabrica-columbia.html

Esta fábrica do interior paulista iniciou sua produção em 1906, através do seu fundador Ângelo Franceschini, um italiano que chegou ao Brasil em 1875. Ficava em um grande prédio na Avenida Andrade Neves, 103 e todos seus produtos receberam medalhas de ouro e diplomas de honra nas exposições italianas de Torino em 1911, e em Roma em 1913. Fabricava entre outras, as cervejas: Franciscana, Duqueza, Colúmbia, Negrita e ainda o Guaraná Cristal. A produção anual de cerveja, refrescos, gasosas, água mineral e xaropes eram de 15 mil hectolitros.

u (3)

Mas o fato desta indústria campineira colocar Mossoró como nome de um dos seus produtos nada tem haver com alguma alusão, ou homenagem, a nossa “Capital do Oeste”. Realmente era uma homenagem, mas a um cavalo.

Ao menos não era um pangaré qualquer. Mossoró, a alimária, foi o primeiro campeão do Grande Prêmio Brasil de turfe, disputado em 1933. Essa é a competição máxima do turfe brasileiro, que ocorre até hoje no tradicional e chic Hipódromo da Gávea, no Rio de Janeiro. Consta que esta é uma corrida de galope plano, em pista de grama e destinada a cavalos da raça puro sangue inglês a partir de três anos de idade. Sua vitória nos 3.000 metros do Grande Prêmio Brasil na Gávea foi obtida em 3 minutos e 9 segundos de galope potente e o jóquei foi Justiniano Mesquita.

O campeão Mossoró - Fonte - http://ritaturfe.blogspot.com.br/2010_12_19_archive.html
O campeão Mossoró – Fonte – http://ritaturfe.blogspot.com.br/2010_12_19_archive.html

Outro detalhe é que Mossoró, o animal, era pernambucano, filho de “Kitchner” e “Galathéa”, por “Pericles”, mas como eu não entendo nada de relações equinas, não sei explicar como foi este rolo. Nasceu em 1929 no Haras Maranguape, que pertencia ao coronel Frederico João Lundgren ( sobre este empresário ver – https://tokdehistoria.com.br/2014/05/12/oxente-hitler-arquivos-e-documentos-mostram-que-os-nazistas-estiveram-na-paraiba/ / http://exame.abril.com.br/revista-exame/edicoes/0726/noticias/a-sobrevivente-m0053283.

u8

Mossoró, o quadrupede, foi longe. Neste mesmo 1933 ele venceu os Grandes Prêmios Cruzeiro do Sul e Dezesseis de Julho. Na temporada seguinte, foi levado para a Inglaterra onde correu em diversos hipódromos. Consta ter sido este cavalo o primeiro animal brasileiro a obter uma vitória em prados estrangeiros. Eu consegui uma manchete de 1935, que mostra o cavalo de Lundgren como tendo obtido o 2º lugar em uma tradicional corrida em Warwick, centro da Inglaterra.

Certamente que diante da popularidade e êxito de Mossoró, o cavalo de corridas, a Fábrica de Cerveja e Gelo Colúmbia, de Campinas, decidiu assim batizar a sua cerveja preta.

Só não descobri o que as pessoas de Mossoró, a orgulhosa cidade potiguar, achou da popularidade daquele cavalo de corrida.

Em 1957 a Fábrica de Cerveja e Gelo Colúmbia foi adquirida pela Companhia Antárctica e a cerveja Mossoró deixou de ser produzida.

NOTA  – Todos os direitos reservados

É permitida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de
comunicação, eletrônico ou impresso, desde que citada a fonte e o autor.

5 comentários sobre “A CERVEJA PRETA MOSSORÓ – UMA HOMENAGEM GALOPANTE

  1. Pedro 22/11/2015 / 08:05

    Excelente reportagem sobre o Nazismo na PB.

    Curtir

  2. Alvaro 30/04/2017 / 08:00

    ola ainda existe essa cerveja?

    Curtir

  3. Ricardo C. Forghieri 30/09/2018 / 17:24

    Excelente reportagem . Efetuamos serviços na CAP Filial Campinas ao lado desse imóvel , idos 1981.

    Curtir

  4. Antonio Jose Ferreira Mello 06/05/2019 / 12:06

    Eu, Antonio Jose Ferreira Mello natural de Limeira SP de 1947 minha família transferiu residência para Espírito Santo do Pinhal e ainda no primário da escola fiz amizade com um garoto que o pai possuía um depósito de bebidas e era distribuidor da cerveja MOSSORO na cidade, e para isso semanalmente ia com um caminhão Chevrolet 1954 em Campinas buscar uma carga de Cerveja Mossoró e por diversas vezes fui junto com o pai filho até Campinas na rua Andrade Neves carregar o caminhão. Naquela época a Cia Mogiana mantinha um trem misto de passageiros/carga até o ramal de Pinhal, que logo também foi desativado.

    Curtir

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.